Li nesta semana que as galinhas se preocupam com o futuro. Pois é! Cientistas ensinaram as aves a apertar dois botões diferentes: no primeiro, as galinhas esperavam dois segundos para receber três segundos de recompensa; apertando o outro, esperavam seis para receber 22 segundos de comida. Qual você apertaria? Na pesquisa, espantosamente, a maioria das aves optou pelo segundo.
Essa história tem muito a ver com a maneira como a fama wébica se dá. Só que, ao contrário das nossas amigas galinhas, em geral, estamos viciados no primeiro botão.
A maioria dos artigos sobre fama na web cita a democracia proporcionada por esse ambiente e profetiza que, em tempos em que tudo é acessível e superexposto, todos estão sujeitos a 15 Kbytes de fama, para o bem e para o mal.
Uma coisa importante que as redes sociais fizeram foi explicitar o sucesso das pessoas: quantos amigos você tem no Orkut, quantos scraps recebe no aniversário, quantos seguidores tem no Twitter, quantas pessoas curtem o que você fala no Facebook.
Ou seja, estamos incessantemente colocando nosso ego à prova. E, no que eu tenho observado, não estamos preparados para isso.
>>> CLIQUE AQUI PRA CONTINUAR LENDO!
*Coluna escrita há um tempão pro jornal Folha de São Paulo e que acabei de achar sem querer lá no site deles e postei aqui. 🙂