Violência doméstica costuma ser um assunto difícil de abordar, mas aqui mesmo no B9 a gente tem visto boas campanhas sobre o assunto. É possível, no entanto, que nenhuma surpreenda tanto o público quanto o filme feito para a campanha No More, que a NFL vai exibir durante o intervalo do Super Bowl.
A razão está mais no espaço publicitário escolhido do que no conteúdo propriamente dito. O comercial em si é bastante sutil, apesar de deixar a gente com um nó na garganta. Nele, ouvimos a ligação de uma mulher para o serviço de emergência. No começo, parece um engano, já que ela parece estar pedindo uma pizza. Até o atendente sacar que, na verdade, ela está pedindo ajuda, só que não pode falar.
O filme, criado pela Grey de Nova York foi inspirado em uma ligação real, e evita a todo custo mostrar imagens da violência sendo cometida, mas apenas o rastro de horror deixado por ela.
Você já deve ter ouvido que, em dia de Super Bowl, cresce o número de denúncias de violência doméstica, mas há estudos que dizem que a estatísticas do domingo da grande final são iguais a de qualquer outro domingo.
Por outro lado, a NFL teve de se posicionar sobre o assunto, especialmente por conta dos casos de Ray Rice, jogador demitido do Baltimore Ravens após o vazamento de um vídeo que ele aparece agredindo sua então noiva e hoje esposa Janay Palmer, e Adrian Peterson, do Minnesota Vikings, que bateu no filho de 4 anos com um chicote.
De qualquer maneira, uma vez que o espaço publicitário mais concorrido e importante dos Estados Unidos exibe um filme sobre a violência doméstica, o assunto ganha a atenção que merece.
Sports Illustrated
A Sports Illustrated também resolveu entrar na luta contra a violência doméstica no Super Bowl e – apesar de uma recusa inicial atribuída a uma confusão -, exibirá em seu site um vídeo (abaixo) da organização Ultraviolet. Em cena, vemos um jogador de futebol americano atacando uma mulher, e a informação de que 55 casos de violência doméstica relacionados a membros da NFL não deram em nada.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie