E estou falando de Jailbreak unthetered, aquele em que não há necessidade de manter o dispositivo conectado ao computador para boot. Uma vez instalado, você pode reiniciar o iPhone 3GS, iPhone 4 e iPad de primeira geração quantas vezes quiser. Tudo graças ao trabalho do usuário pod2g, que se diz pesquisador de segurança na plataforma iOS desde 2009.
As instruções para realizar o Jailbreak unthetered estão no blog do Dev-Team. Pelo que eu pude conferir, há versões do Redsn0w tanto para Windows como para Mac, garantindo que a maioria dos usuários terá acesso às ferramentas para realizar o Jailbreak. De acordo com as informações disponíveis, o procedimento funciona nos dispositivos da Apple que utilizam o processador A4. Ou seja, o iPhone 4S e o iPad 5 ficam de fora dessa jogada em específico.
O especialista em segurança trabalha agora numa versão especial do Jailbreak para aparelhos com A5. De acordo com o Dev-Team, as brechas de segurança utilizadas no procedimento atual não funcionam nos dispositivos mais atualizados da Apple. Quer dizer que, para quem detém um iPhone 4S ou iPad 2, o jeito é esperar pelas futuras novidades.
O Richi Jennings da Computerworld fez uma lista de preparativos para os momentos anteriores à tentativa de Jailbreak. Além de fazer o backup de tudo que tem no seu aparelho, é importante sempre desativar as atualizações do iTunes e do iOS. Sempre existe o risco de, numa atualização futura, a Apple capar o Jailbreak. O próprio pod2g alerta para a possibilidade de que, já no iOS 5.0.2, a Apple bloqueie o processo.
Leia todas as instruções e tenha sempre em mente que você é o absoluto responsável pelo que acontecer com seu aparelho em decorrência de um Jailbreak mal feito. O Tecnoblog não se responsabiliza nem pelas instruções publicadas pelo Dev-Team, nem pelo processo de Jailbreak, nem pelas ferramentas que o possibilitam, muito menos por iDispositivos transformados em tijolos após uma cagada fenomenal.
iPad e iPhones antigos ganham Jailbreak do iOS 5.0.1