X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Irresponsabilidade


Em uma viagem recente pela Europa, trouxe bastante trabalho pra resolver no laptop. O principal critério para escolher o hotel foi a conexão wi-fi de qualidade e por isso me hospedei em um hotel de marca conhecida. Como tinha prazos para resolver, sabia que valia mais a pena trabalhar até umas três da madrugada e daí então dormir com a tranquilidade do dever cumprido.

O plano de produtividade era aproveitar diferentes fusos horários, entregando meus documentos para contatos no Brasil que ainda estavam acordados e também iniciando meus pedidos para programadores da Índia, que estavam começando a acordar. Nesse contexto, valia a pena dar um gás adicional trabalhando de noite, me programando para acordar um pouco mais tarde.

Por isso, decidi usar uma facilidade do hotel, que é o café da manhã servido no quarto: basta marcar em um cartão qual é a preferência por frutas, sucos, croissants e cereais, pendurando o pedido na maçaneta da porta, que o funcionário passa de manhãzinha e recolhe os pedidos e envia para a cozinha.

Ao acordar, percebi que o cartão ainda estava pendurado na maçaneta. E o pedido, dez minutos atrasado. Telefonei pra recepção a fim de saber o que tinha acontecido.

– Alô, bom dia, eu pendurei ontem o pedido para o café da manhã. Você pode verificar se o pessoal da cozinha recebeu?
– Senhor, infelizmente o hotel não possui serviço de quarto.
– Mas aqui eu tenho um papel timbrado do hotel escrito “escolha sua opção de café da manhã e pendure o pedido na maçaneta”.
– Ah, eu não sabia, eu sou nova aqui e ninguém me falou sobre isso.

O que se seguiu foi uma série de atitudes igualmente irresponsáveis. Por isso o nome escolhido para o post: irresponsabilidade.

Irresponsabilidade enquanto a ausência de responsabilidade, da habilidade em responder.

Ao dizer “sou nova aqui”, a funcionária basicamente quer dizer “não é culpa minha”, como se estivéssemos em uma caça às bruxas e buscando a pessoa culpada que tem que ir pra fogueira. Tudo o que eu queria, como cliente, era algo como “Desculpe pelo nosso erro. Será que ainda posso mandar um funcionário preparar seu pedido?”. Simples assim.

Para mim, o atraso de café da manhã numa preguiçosa manhã de domingo é uma mera trivialidade. Mas para a funcionária do hotel, parecia um risco ao emprego. Ela precisa salvar a própria pele. Quando me coloquei no lugar da funcionária, percebi como é difícil assumirmos a responsabilidade. Reparei que inúmeras vezes eu já fui também irresponsável. Que, ao invés de simplesmente focalizar atenção para encontrar soluções para problemas vividos por clientes, apresentei desculpas e justificativas.

A irresponsabilidade acontece quando o nosso cérebro reptiliano se sente ameaçado e tenta sobreviver.

“Já estava quebrado quando eu cheguei”
“Este assunto não é tratado pelo meu departamento”
“Mas eu não fui copiado neste email”
“Ainda não recebi nenhum treinamento pra lidar com este tipo de problema”

Essas são algumas pérolas que a gente costuma ouvir em ambientes de trabalho. Quando todos querem fugir da responsabilidade, ganha quem tem a coragem de a assumir e resolver os problemas.

eb EORCesAY

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot