A Foxconn, fabricante chinesa da Apple e de outras marcas de tecnologia, foi motivo de discussão no último The Daily Show. E foi divertido! Mas depois alterna para “caramba, isso é verdade e é horrível”. Mas depois volta para a parte engraçada!
Jon Stewart traz à tona uma discussão que está acontecendo nas prévias do partido republicano: a maioria dos candidatos diz que é hora de “trazer os trabalhadores de volta” aos EUA, citam Steve Jobs e querem modificar leis e impostos para isso. Mas, bem, se um americano comum acha que 6 dólares por hora é pouco, a coisa ficará bem estranha quando eles perceberem que os chineses costumam ganhar 31 centavos de dólar por hora trabalhada.
Os candidatos jogam a ideia mas não encaram o fato mais brutal da indústria tecnológica dos EUA: se um iPhone custa tão barato no país (sim, 199 dólares em um aparelho com tecnologia de ponta é bem barato), tais condições de trabalho teriam que ser reproduzidas lá para “aquecer o mercado de empregos”. Complicado, não? [Comedy Central via AllThingsD]