Informações enviadas para divulgação:
Criada pelos sócios Rafael Barbolo e Rafael Ivan Garcia em Dezembro de 2011, a empresa Kauplus surgiu com o objetivo de incentivar este segmento de mercado, sendo hoje a única ferramenta de social commerce gratuita disponível no Brasil. Com a expertise adquirida por seus criadores, que tiveram passagem em sociedade com o BuscaPé, e know-how nas áreas de internet e e-commerce, busca proporcionar uma plataforma completa e acessível a qualquer pessoa ou empresa que queira criar uma loja e aproveitar a força das redes sociais.
“Tudo que oferecemos hoje é grátis. Os lojistas podem ter à mão uma ferramenta completa de social commerce sem precisar pagar nada por isso”, enfatiza Rafael Ivan Garcia, que acredita que oferecer o serviço sem nenhum custo seja um dos principais diferenciais do Kauplus. No primeiro mês, cerca de 200 lojas se registraram, entre elas estão a boutique Anna Pegova, conhecida empresa de cosméticos, e o Cursos 24 Horas, site de educação a distância mais acessado do Brasil.
Aos vendedores, o Kauplus disponibiliza a possibilidade de customizar suas lojas. Ao mesmo tempo, atua na divulgação de seus produtos e serviços em campanhas nas redes sociais e possibilita que os administradores da loja ofereçam descontos especiais a fãs de sua página no Facebook. Atualmente a empresa tem uma parceria com o meio de pagamento PayPal. Os lojistas podem utilizar esse serviço com uma taxa de transação abaixo da convencional, e também recebem um reembolso de pelo menos 30% do valor do frete quando utilizam SEDEX.
Para os consumidores, o Kauplus oferece uma interface de fácil navegação e uma série de facilidades. Entre elas está o fato de que os produtos de interesse do consumidor ficam em uma única sacola de compras, que é compartilhada entre todas as lojas, amenizando o habitual abandono de carrinhos, um problema comum no e-commerce. Outra vantagem é a existência de um mecanismo de busca compartilhada, que oferece resultados de outras Lojas Kauplus caso o item procurado não seja encontrado na loja visitada. Os clientes ainda podem escrever reviews, recomendar produtos e visualizar as lojas que seus amigos visitaram.
Hoje, a plataforma de social commerce atua apenas no Facebook. Porém, a empresa já estuda formas de ampliar seus serviços e possui um planejamento com o objetivo de levar o Kauplus ao Twitter, Google+, TV digital e mobile.