Em 15 e 16 de junho, acontece em Madri (Espanha) mais uma edição do evento La Red Innova – sobre inovação, empreendedorismo, criatividade e Internet. Eu e Bob Wollheim (SixPix Content) fomos convidados a dar palestra, ao lado de diretores do Facebook, do Havas Media Lab, da Al Jazeera, entre outras empresas digitais.
Startups tem até 15 de maio para se inscreverem no concurso de startups Open Talent.
Segue o press release:
La Red Innova tem uma importante novidade este ano: a criação de La Red Innova Open Talent 2011, um concurso internacional para novos empreendedores da economia digital, organizado juntamente com o Grupo BBVA. O projeto vencedor receberá um financiamento até 100.000 euros e/ou um programa de assessoria para o desenvolvimento do seu negócio.
Desta forma, La Red Innova e o Grupo BBVA reforçam os projetos mais importantes dedicados à promoção de empreendedores tanto na Europa como na América Latina: a Start-up Competition de La Red Innova e o BBVA Open Talent. Por seu lado, a Fundação Endeavor encarregar-se-á do processo de avaliação e controle das candidaturas para a seleção das 20 melhores empresas inovadoras, relacionadas com a tecnologia e com um alto potencial de crescimento, que se apresentarão em Madri perante um júri composto por especialistas e representantes de empresas de capital de risco.
Destes projetos que passam à fase final são eleitos 5 finalistas, que concorrem a:
- Assessoria para o desenvolvimento do projeto com a possibilidade de incubar a empresa nos escritórios de La Red Innova em Madrid, ou online, durante 6 meses. Esta assessoria incluirá procura de consultoria, ajuda na procura de financiamento, Networking na Espanha e América Latina, dinamização do projeto e gestão da marca;
- Apoio até 100.000 euros a um dos 20 projetos finalistas que consistirá no desenvolvimento de um projeto de colaboração com o BBVA e/ou participação financeira.
O mesmo projeto pode beneficiar de ambos os programas de apoio.
BBVA, La Red Innova e Fundação Endeavor avaliarão os projetos tanto pelo seu impacto na economia e na sociedade como através do voto popular (disponível on line).
Gustavo Vinacua, Diretor do Centro de Inovação do BBVA, explica que “a inovação e as pessoas são dois pilares fundamentais na estratégia do BBVA. Nosso compromisso com a inovação levou-nos a apoiar iniciativas como La Red Innova e a criar nosso próprio programa Open Talent. Durante as suas duas edições anteriores, Open Talent conseguiu uma importante repercussão: mais de 700 projetos apresentados e 300.000 votos nas suas duas convocatórias.”
A Start-up Competition de 2010 teve como vencedores a Uplaya (Espanha), que conseguiu o primeiro prémio, Factory Interactive Media (Colômbia), o segundo e Intextual.net (Argentina), o terceiro.
O maior encontro internacional para os empreendedores
La Red Innova é a maior comunidade ibero-americana sobre Internet, inovação e espírito empreendedor. O encontro deste ano celebrar-se-á em Madrid nos próximos dias 15 e 16 de Junho. O encontro, que se consolidou como um dos encontros mais importantes da Europa no campo do desenvolvimento e do empreendedorismo baseados no mundo digital, voltará a ter lugar no Teatro Circo Price. Pablo Larguía, fundador de La Red Innova, diz-nos que “acreditamos que Internet tem um impato positivo em todas as indústrias e em todos os países. Por isso, acorrem visitantes e profissionais de sectores e especialidades absolutamente diversas, o que enriquece ainda mais esta experiência. O desenho deste ano está pensado para que os visitantes possam retirar o máximo proveito num ambiente relaxado e informal”.
O encontro voltará a contar com um conjunto dos mais destacados líderes de opinião, empreendedores, diretores, bloggers, acadêmicos e personalidades de governo de prestígio internacional. Os temas deste ano incluem as novas plataformas e aplicações móveis; o auge dos novos modelos de e-commerce; o entretenimento digital e o vídeo online; e ainda o potencial das redes sociais para as marcas.
Entre os primeiros conferencistas confirmados para a edição de 2011 de La Red Innova encontram-se Phil Libin, CEO de Evernote; Marcos Galperin, fundador, presidente e CEO de MercadoLibre; Mariano Amartino, diretor geral de Hipertextual; Riyaad Minty, diretor de Redes Sociais de Al Jazeera; Umair Haque, diretor de Havas Media Lab e Christian Hernández, diretor de desenvolvimento de negócios internacionais de Facebook. Ao longo das próximas semanas confirmaremos novas personalidades destacadas do mundo de Internet.
Para além disto, durante o encontro vão decorrer diferentes workshops que oferecem a possibilidade de aprofundar os temas mais relevantes do momento junto a especialistas de primeiro nível, bem como diversas atividades de networking onde se poderá estabelecer contato direto com a comunidade de La Red Innova.
A edição de 2010 permitiu consolidar a posição de liderança do encontro dentro do mercado ibero-americano. No ano passado encontraram-se em Madrid mais de 1.200 participantes provenientes de 30 países e 400 empresas inovadoras, assim como uma centena de conferencistas internacionais. A cobertura do evento contou não apenas com a presença de 70 meios e 150 bloggers, mas conseguiu igualmente reunir mais de 100.000 seguidores através das emissões em streaming e dos meios sociais, a partir dos quais os internautas puderam comentar conferências e realizar perguntas.
La Red Innova conta com o apoio do Ayuntamiento de Madrid, do BBVA e de Telefónica.
As entradas para assistir já estão a venda em www.laredinnova.com. Até ao próximo dia 4 de Maio as entradas poderão adquirir-se a um preço especial de 129€, relativamente ao preço oficial de 329€.
Sobre La Red Innova
La Red Innova é a comunidade nº1 em inovação, tecnologia e espirito emprendedor onde a América Latina se encontra com o mundo. Líderes de opinião, empreendedores, diretores, investidores, acadêmicos, bloggers e personalidades de governo encontram-se para partilhar experiências, ideias e projetos. La Red Innova foi fundada em 2009 por iniciativa de Pablo Larguía e José María Figueres e em três anos já consolidou o seu papel como referente internacional dentro do prestigioso circuito de conferências de inovação que se celebram na Europa.
Sobre BBVA
BBVA é um grupo financeiro global com ativos no valor de mais de 552.000 milhões de euros, 47 milhões de clientes, 7.361 balcões e 106.000 funcionários em 30 países. O BBVA garante a seus clientes em todo o mundo uma completa gama de serviços financeiros. O Grupo BBVA mantém uma posição líder em Espanha, México, América Latina e na região de Sunbelt nos Estados Unidos. BBVA também está participando em importantes operações na Ásia, concretamente na China, e acaba de entrar no mercado turco através da compra de uma participação de controlo de 24,9% no Turkiye Garanti Bankasi, o primeiro banco de Turquia.
Em Dezembro de 2010, o BBVA apresenta uma capitalização na bolsa de 33.951 milhões de euros e com cotação nas principais praças –Londres, Nova York e Madrid, entre outras-. BBVA obteve um benefício atribuído de 4.606 milhões de euros em 2010. BBVA é um dos primeiros bancos da Eurozona por rentabilidade dos recursos próprios (ROE) e eficiência.
Mais informação em www.laredinnova.com | @LaRedInnova