A maioria dos laptops mal consegue lidar com uma sessão de YouTube noturna sem ficar com uma temperatura típica de uma frigideira. E se você se arriscar no mundo do overclock de processador, os ovos fritos poderão ficar uma delícia. A não ser que você use o novo sistema de resfriamento líquido da Asetek, específico para laptops.
O resfriamento líquido já é mais eficiente do que sistemas baseado em ar porque o líquido tem massa térmica maior. Mas a Asetek tem outro truque na manga. A maioria dos laptops usam pontos de calor separados para cada processador, o que significa que o potencial de resfriamento da CPU não pode ser usado para esfriar a GPU, caso seja necessário. Por isso o sistema líquido da Asetek combina ambos e os transforma em um só aparato para dispersar o calor. Isso significa que o potencial de resfriamento pode ser usado onde for mais necessário.
Dado o tamanho do “laptop” do vídeo, parece justo dizer que tal tecnologia não estará em um ultrabook. Pelo menos não por enquanto. Mas enquanto isso, os fãs de overclock poderão comemorar a possibilidade de não ter de levar um desktop enorme para todas as LAN parties e Campus Party da vida. Só um detalhe: a Asetek não divulgou preço nem data de lançamento. [Asetek via Technabob]