Um/a empreendedor/a que não quis se identificar escreveu para o Faça Diferente pedindo ajuda para enfrentar os problemas do negócio. “Faz um ano que abrimos a lavanderia ao público e, como tínhamos pouca experiência, perdemos muitos clientes. Estamos querendo ajuda para trazer antigos e novos clientes. O que fazer?”, perguntou o empresário/a para o Consultor Sebrae.
Confira a resposta do Consultor Sebrae:
Reconquistando clientes
Antes de qualquer coisa, é preciso saber qual foi a causa da perda de clientes. Saber se o problema já foi resolvido é fundamental para fazer uma reaproximação com os antigos e buscar conquistar novos clientes.
É mais difícil trazer os antigos do que buscar os novos, pois os antigos clientes já criaram uma desconfiança em relação à confiabilidade de sua lavanderia. Então, o trabalho de reaproximação será mais demorado. Para isso, entre em contato com esses clientes e fale das mudanças em sua empresa, do aprimoramento de seus serviços para persuadi-los a voltar.
Talvez, inicialmente, você devesse oferecer algumas vantagens para servir de atrativo. Um desconto nas primeiras lavagens ou um serviço de busca e entrega gratuito, mas isso somente nas primeiras lavagens. Caso ele se sinta satisfeito com o resultado, aí então as cobranças passarão a ser normais.
Clientes novos
Quanto aos clientes novos, se sua empresa não ficou marcada por erros do passado, é necessário divulgar seu serviço e buscar criar diferenciais competitivos, ou seja, ser diferente e melhor que seus concorrentes.
Para criar esses diferencias, você pode buscar informações nas fontes mais baratas e que te darão um foco na direção que deverá seguir. Uma fonte é seus próprios clientes. Faça uma pesquisa de satisfação e aproveite para pedir sugestões do que poderia ser melhorado em seus serviços a fim de trazer satisfação completa. Não há ninguém melhor que o próprio usuário para dizer o que seria melhor para ele.
Concorrência
Por outro lado, a concorrência também será uma boa fonte de informação sobre o que de melhor esta sendo ofertado no mercado. Procure comparar seus serviços com aquelas lavanderias que são referencia para o mercado. Assim, terá mais ideias de que caminho seguir.
Pesquise também na internet e avalie os serviços de diversas lavanderias, mesmo que fora de sua localidade, para ter parâmetros de comparação.
Com essas informações em mãos poderá fazer algo diferente e com isso ofertar a melhor solução para seus clientes atuais e futuros. Não adianta ofertar a mesmice, pois será mais um no mercado sem nenhum atrativo para clientes novos e velhos.
A partir do instante que definir seu diferencial competitivo, você deve trabalhar fortemente a divulgação, que poderá ser feita através de folders, jornais locais, parcerias com empresas de outro segmento.