Uma das mais antigas dinastias do mundo da tecnologia, a família de notebooks corporativos ThinkPad nasceu em 1992 pelas mãos da IBM e desde 2005 está sob tutela dos chineses da Lenovo. Na terça-feira (15) a família ganhou seu primeiro Ultrabook, que deverá fazer bonito em salas de reuniões mundo afora. Batizado de ThinkPad X1 Carbon, ele chega com processadores Intel Ivy Bridge, que serão o marco dos demais produtos da categoria.
Destinado a executivos, o modelo tem tela de 14 polegadas com a curiosa resolução de 1600 x 900 pixels, duas portas USB 3.0, duas portas USB 2.0, Mini Display Port, leitor de cartões e leitor de impressões digitais, entre outros mimos.
Mas seu grande destaque, quem diria, é o visual. O X1 Carbon continua com o mesmo estilo quadradão e preto de seus antecessores e ainda tem a clássica (e inútil) trackball vermelha instalada no meio do teclado. Mas conta com um novo teclado retroiluminado e um amplo trackpad à la MacBook, que dá um visual moderno a todo conjunto (que era moderno há 20 anos, ficou cafona há 10 anos e hoje é moderno de novo).