Era início do capitalismo na então Tchecoslováquia quando estudante Jaroslav Rasa vendeu um apartamento para comprar um computador e começar uma empresa de sistemas de informação. Atualmente, a Abra é líder em TI em seu país, ofertando uma série de softwares empresariais para mais de 15 mil clientes. O próximo passo é o mercado externo
No final da década de 1980, em Praga, na República Tcheca, o estudante de computação Jaroslav Rasa, entusiasmado com a ideia de criar softwares, começou a nutrir o plano de abrir uma empresa. Rasa acompanhava de perto o período de transição do socialismo para o capitalismo que o país vivia. Neste contexto histórico, Rasa decide vender o apartamento em que morava para comprar um computador e começar a empresa. Foi dessa forma que a Abra Software foi fundada, em 1991. Atualmente, a empresa é líder em TI na República Tcheca, ofertando uma série de sistemas de informação para mais de 15 mil clientes.
Rasa lembra que a situação econômica do país e o fato do acesso ao computador não ser tão comum, exigiu que ele vendesse um apartamento para comprar um computador. “Para mim foi a melhor troca da minha vida, porque por isso eu pude começar a empresa”, destaca Rasa. Ele primeiramente pensou em fazer um software para escolas, mas durante os primeiros quatro meses de desenvolvimento do software, a equipe de trabalho chegou a um formato mais voltado para empresas. Assim, a Abra foi construindo seus serviços com o propósito de oferecer soluções de Enterprise Information Systems (Sistemas de informação para empresas) que abrangessem as necessidades e exigências de diferentes tipos de clientes, desde pequenas empresas até grandes corporações.
Através da Abra Gx Series, a companhia disponibiliza quatro diferentes softwares que vão do nível 1, considerado o mais básico, até o nível 4, mais avançado, para atender micro negócios, médias empresas e grandes companhias. O Abra G4 é o sistema mais sofisticado dentro da série, possibilitando elevado grau de flexibilidade e adaptação às necessidades específicas dos clientes. “O Sistema de Informação Abra G4 é uma solução abrangente para a administração, gestão, planejamento e manutenção de registros de processos-chave dentro de uma empresa”, enfatiza Rasa.
Atualmente, a Abra tem mais de 15 mil clientes cadastrados, incluindo cerca de 3.000 usuários de sistemas ERP criados pela empresa. Para Rasa, a satisfação do cliente é a prioridade da companhia. “Estamos atentos para melhorar continuamente o nosso sistema de controle de qualidade. E, através disso, chegamos a 98% de satisfação do cliente”, afirma. Apesar do número altamente positivo, Rasa explica que a empresa não possui nenhuma estratégia específica para conquistar clientes. Ele diz que na República Tcheca é diferente esse conceito da empresa criar maneiras de cativar consumidores. “Simplesmente, devemos demonstrar que fazemos um bom trabalho dia após dia”, enfatiza.
A vontade permanente de Rasa de fazer um bom trabalho trouxe à Abra o certificado internacional de qualidade ISO 9001, sendo a primeira empresa em sua área na região da Europa Central a conquistar o selo, em 1996. Rasa conta que antes dessa conquista importante, a empresa passou por momentos de dificuldade por causa de uma crise interna. Mas depois de ultrapassar esse período crítico e conquistar o ISO 9001, a Abra permanece transitando com êxito em todos os projetos que realiza. Um sinal do bom desempenho da empresa foi percebido durante a crise econômica de 2008, em que a Abra passou por ela sem grandes problemas, e esse fato foi considerado um fenômeno na República Tcheca. Rasa explica que apenas algumas reformas internas de gestão que foram realizadas anteriormente à crise protegeram a empresa naturalmente.
Rasa acredita que a empresa atingiu sucesso por causa, sobretudo, do hábito de ouvir os clientes. “Conforme as observações dos clientes, realizamos modificações no produto. Além disso, Rasa complementa explicando que um excelente processo interno de gestão envolvendo controle financeiro e controle de qualidade do produto desenvolvido na empresa foi essencial para ter credibilidade no mercado. “A empresa trabalhou buscando três pontos principais: desenvolvimento do produto, boa gestão interna e controle financeiro”, destaca.
Para o futuro, Rasa planeja concentrar esforços no serviço PrimaERP. O PrimaERP Tracking é um programa que funciona em nuvem e tem o propósito de registrar o tempo gasto nas diversas atividades realizadas ao longo de um período para avaliar rendimento e eficiência. O programa possibilita o registro das atividades em tempo real, atribui preços e gera relatórios que podem ser utilizados para cobrança, prestação de contas, declaração de imposto, entre outras finalidades. Mas o projeto PrimaERP não é apenas isso, segundo Rasa, é uma plataforma que tem uma série de programas em desenvolvimento que farão parte do serviço. “Até o momento, a história da atuação da empresa foi na Europa Central, mas com o PrimaERP, a intenção é expandir para outros mercados, expandir para o mundo, começando pelo Brasil e outros países da América do Sul e América Latina”, conta Rasa. A ideia de expandir para o Brasil, além das motivações mais óbvias, como o País ser um grande mercado com acesso crescente à internet, Rasa acrescenta que a experiência cultural de trabalhar em um País tão diferente da República Tcheca pode trazer valores e ideais diferentes e profundos que podem contribuir para a evolução da Abra.
Curiosamente, quando o site da empresa é acessado aparece um coração exatamente em cima da República Tcheca, que geograficamente fica no centro da Europa, apesar de ser chamado de leste europeu. Questionado sobre o porquê disto, Rasa explica que significa a conexão que a empresa quer ter com as pessoas e nada melhor que um coração para representar isso. “Mais importante que o dinheiro, são as pessoas”, acredita Rasa.