O primeiro passo na gestão da reputação online é identificar os locais na rede onde se encontra informações com facilidade para nos deixar em apuros. O segundo é a ser preventivo e, por último, mas não menos importante, é de como agir sobre essa mesma informação.
Não são só prospectivos empregadores quem pode tirar partido da informação que está online sobre nós para nos prejudicar. Por isso, convém agir rapidamente para que esta informação seja eliminada da rede, ou não sendo possível, que não esteja visível nos motores de busca.
Vejamos então algumas formas de corrigir a informação que nós mesmos disponibilizamos nos espaços rede que controlamos. Eis alguns dos locais da rede onde procurar e nos quais devemos agir para eliminar possíveis manchas na sua reputação:
Redes sociais: Se a rede lhe permitir manter privado o seu perfil ative a opção sem demora. Remova toda a informação e encerre as suas contas das redes que deixou de utilizar, mesmo naqueles onde o seu perfil é privado – as redes podem decidir abrir as páginas dos seus membros ao público para captar visitantes e receitas de publicidade.
Verifique de novo que toda a informação pública que está – ou poderá estar- nas suas páginas não o poderá embaraçar.
Melhor seria se não tivesse referências pessoais. Se tal não for possível pondere o uso de uma alcunha, as iniciais do nome ou abreviaturas. Ex: Bem-vindo ao espaço de Ant. Dias, onde o significado de “Ant.” é óbvio. Se tiver mesmo que incluir o nome próprio considere, por exemplo, embutido numa imagem.
Fóruns: identifique comentários grosseiros, deselegantes e malcriados associados o seu nome. Remova o seu nome e dados pessoais de comentários e da assinatura nas áreas de acesso público, se não sabe quais são, saia da sua conta e tente entrar em cada uma das áreas do fórum; há normalmente pelo menos uma área reservada aos membros, por vezes invisível a quem não está logado.
Blogs e homepages: Se o seu blog aparece associado ao seu nome nos mecanismos de busca deverá quanto antes inspecionar o site para referências:
- Ao empregador, chefe e colegas de trabalho.
- Às autoridades.
- À família;
- Sinais de abuso do tempo do empregador: horas de postagem visíveis, referências ao que se está a passar no escritório/lá fora, a comida na cantina da empresa.
- Polémicas, má educação.
- Fotos atrevidas suas ou alheias.
Verifique que essas entradas lhe não poderão causar incomodos, se tiver dúvidas consulte segundas (eterceiras) opiniões.
Se você acredita que o seu blog não lhe vai acrescentar pontos ao currículo poderá dissociar o seu blog do seu nome: use um nick, as suas iniciais ou um misto dos dois. Faça um link para uma página externa com a sua apresentação (por exemplo, a sua homepage).
Se tiver acesso ao código-fonte da página, retire-a do índice do Google. Uma opção mais radical é a remoção completa ou parcial do site dos índices dos mecanismos de busca.
Se tiver urgência, o Google tem uma solução para si (requer acesso ao código html). Gerir a reputação nos nossos sites requer um pouco de trabalho, mas é relativamente simples. Já quando estamos dependentes de outros para alterar a nossa informação a situação é um pouco mais complexa.
Mas nada que não se possa ultrapassar com um pouco de bom senso.
[Fonte: António Dias]
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