Luigi Colani é um mito no design. E quando falamos de um profissional deste gabarito, pouco importa se gostamos ou não de suas obras. É necessário ir além (com maturidade) nas análises e percepções de tudo o que ele quis dizer em seus 50 anos de trabalho e mais de 5.000 projetos inteligentes, autorais e inspiradores.
Diferente do Jonathan Ive (designer-gênio da Apple, que revolucionou a empresa), Colani não desenvolve produtos para você se apaixonar e gastar dinheirinho. Suas criações são provocativas. Te fazem pensar que (talvez) o formato dos objetos que fazem parte do seu dia a dia poderiam ser diferentes e mais funcionais. Isso por conta da sua principal característica, que ele mesmo chama de design bio-orgânico: uma linguagem que busca na natureza a forma, cor, textura, extruturação, elegância, dinamismo e equilíbrio para desenvolver um projeto.
A observação das formas da natureza não é novidade: Fibonacci que o diga! Mas a execução de Colani é impecável. Como disse no começo do post, não são projetos comerciais, mas sim autorais e inspiradores. Infelizmente, como a obra dele é enorme, não posso postar aqui tudo o que eu gostaria. Mas te convido para dois passeios obrigatórios: o primeiro no site dele, onde você encontrará grande parte do acervo. E o segundo, assistindo – em full screen, com fone de ouvido e telefone fora do gancho – o vídeo abaixo. Apreciem!
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie
Posts relacionados:
- Por que uma lente fotográfica custa caro?
- Doritos Uncut: Transformando histórias no Facebook em storyboards
- Porque o sapo atravessou a estrada?