Do Brasil Econômico (30/03/2012)
Reportagem de Fabiana Monte
Pesquisa feita pela consultoria Innoscience e pelo Instituto Euvaldo Lodi, do Rio Grande do Sul, indica que as empresas brasileiras pretendem investir mais em inovação. 69% dos entrevistados querem aumentar gastos nessa área, destinando recursos a produtos e processos, à criação de infraestrutura e cultura voltadas para inovação e a parcerias.
O estudo mostra também que as corporações estão diversificando as fontes inovadoras, buscando modelos para colaborar com fornecedores, clientes e universidades. “As empresas procuram abordagens complementares, deixando de ficar presas ao raciocínio de que todas as ideias estão dentro de casa”, diz Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience. Frente à edição anterior da pesquisa, o número de empresas que atuam dessa forma dobrou.
Em geral, produtos são o principal alvo da inovação – foco de 82% dos entrevistados. No entanto, as empresas têm adotado iniciativas para inovar em outras áreas. 43% focam em inovação de processos, por exemplo, e 27% em modelos de negócio. “As empresas têm percebido que o produto não é o único elemento que pode ser foco de inovação”.
Segundo a pesquisa, as empresas têm se preocupado mais com aspectos organizacionais da inovação, como os ligados a pessoas, cultura e liderança. Carlomagno ressalta que investir nesses três pontos é importante para melhorar os resultados de iniciativas inovadoras. O estudo ouviu 244 empresas.