No meio do ano passado, a gente falou aqui sobre uma ação interessante da Pepsi envolvendo código de barras e aplicativos mobile. Ali, era possível escanear os códigos presentes em alguns produtos da marca para que o público tivesse acesso a canais de mídia exclusivos. Agora, a marca saiu na frente mais uma vez e criou uma “vending machine” (essas máquinas de refrigerante) interativa, que permite maior engajamento com seus consumidores.
Trata-se da PepsiCo Social Vending, uma máquina que oferece aos usuários a opção de enviar um refrigerante para um conhecido (ou não). Para isso, basta escolher o produto, a embalagem e customizar uma mensagem que deseja mandar para a pessoa de seu interesse. Através de um código, então, essa pessoa terá acesso ao produto, que poderá retribuir ou enviar para uma outra pessoa (dá uma olhadinha no vídeo abaixo para entender melhor como funciona). O bacana é que a máquina ainda permite que o usuário grave um vídeo ali para que possa enviar ao destinatário. Aparentemente, o único problema é que a máquina ainda não está integrada às demais redes sociais, como Facebook ou Twitter, algo que deve ser corrigido em breve. Por enquanto, um protótipo dela está sendo apresentada em Chicago. Resta esperar para ver quando ela deve chegar por aqui.