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Marketing de Conteúdo a melhor forma de dialogar com o cliente


Na Internet na maioria das vezes chamar a atenção do usuário é algo bastante complicado. O Marketing de Conteúdo é um conjunto de táticas de marketing que tem como foco, fazer a mesagem da marca ou pessoa chegar aos consumidores através da criação de conteúdo relevante.

Não podemos negar que o Google ainda é uma importante fonte de informação para os consumidores, o aumento do tráfego que as redes sociais têm certamente mudado o hábito de consumo.

a marketing de conteudo

O marketing de conteúdo não é assunto apenas para SEO, é muito mais poderoso e está relacionado diretamente com a comunicação on-line da empresa. Para a venda é convincente. Ontem eu li um artigo afirmando que muitas organizações têm aumentado os seus rendimentos em 15% após a realização de uma campanha de marketing de conteúdo e 75% dos consumidores preferem receber informações das organizações na forma de conteúdo, em vez de publicidade.

Gostaria também de lembrar como foi observado por Rafael trucios em seu blog :

Consumidores, antes de comprar um produto, informem-se sobre o mesmo na Internet, consultar referências, opiniões de terceiros (de marca ou não), ler relatos em blogs, ler fóruns, assistir  vídeos no You Tube, redes sociais, etc.

Primeiro de tudo, deve ficar claro que o marketing de conteúdo não deve ser uma bateria de impactos de publicidade, já que a meta é tocar a alavanca de influência e engajamento. Sempre foque em um conteúdo bem elaborado através de:

  • apresentação de vídeo tutoriais,
  • vídeo e produto / serviço através do qual se destacam as vantagens competitivas
  • blogs
  • white papers
  • um comunicado de imprensa , etc …

Através do qual possamos trabalhar a reputação e demonstrar a nossa expertise e vender de forma convincente.

O livro chamado “Get Content Get clientes”, escrito por Joe Pulizzi e Barrett Newt sobre Marketing de Conteúdo define como “a arte de compreender exatamente o que eles precisam, conhecer os clientes e entregar a mensagem de forma relevante e atraente”.

Isto não é para empurrar (push), mas sim para atrair (pull) seus clientes, é um método eficaz de publicar conteúdo.É isso aí.

Antes de começar uma estrateǵia de Marketing de conteúdo, lhe recomendo fazer 5 perguntas a si mesmo:

  • O que é marketing de conteudo?
  • Por que funciona?
  • Quais os formatos?
  • Como e onde distribuir?
  • E como vejos os resultados?

Ann Ehnert explica cinco habilidades que irão ajudá-lo a esse objetivo:

1. E-book e newsletters 

Criar uma série de artigos em um site ou blog, focado em educar seus clientes sobre um tema de interesse, também relacionado ao seu negócio. Você já escreveu sobre as melhores práticas em seu setor? Por exemplo, você pode se concentrar em cada item em uma única prática e depois compilar um ebook que contará com uma variedade de questões, será útil para eles.  Outra opção é criar uma newsletter, a cada dia, semana ou mês, com foco em questões de importância ou corrente.

2. Otimização de conteúdo móvel 

Você tem um site para celular? Se não, você precisa criar um. Numa altura em que as pessoas mal têm tempo para sentar e ler informações, páginas móveis é de grande importância.

Depois de fazer o site móvel, não se esqueça de compartilhar os seus conteúdos, e otimizar para os seus leitores. É importante notar que a busca móvel é diferente da pesquisa tradicional, certifique-se de otimizar o seu conteúdo para a busca local. E se você estiver usando o Google AdWords, verifique o recurso adicional que tem a busca móvel.

3. Webinar

Uma boa maneira de se mostrar como um perito em seu setor é um “webinar”. Considere convidar um especialista ou criar um debate com vários experts na área, para falar sobre uma questão importante. Você pode transmitir on-line ou enviá-lo para sua base de clientes, compartilhar em redes sociais, e publicar em seu blog. Certifique-se de se referir a um conteúdo previamente criado.

4. Infográficos

A criação de infográficos é uma grande tendência para converter os dados em imagens detalhadas e de forma criativa. Se o assunto é chocante o suficiente, os gráficos podem ser virais e se espalhar pela web. 

5. Campanha em redes sociais

Há muitas maneiras de promover o seu conteúdo em mídia social. Uma forma seria a de iniciar um diálogo sobre um tema de importância para seus seguidores no Twitter. Escolha uma data e hora para falar, e cria um bate-papo exclusivo utilizando hashtag. A hashtag é dupla: primeiro, alerta seus seguidores do Twitter para a conversa está ocorrendo, e também serve para monitorar os resultados.

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