Veja o que a sua estratégia de marketing de conteúdo precisa responder para conquistar a confiança de clientes e a liderança de pensamento no seu mercado
O CEO do TopRank Online Marketing, Lee Odden apresentou-se no Londres SES sobre marketing de conteúdo criativo no Reino Unido. A sala estava lotada.
Ao longo de 1 hora ele compartilhou ideias, estudos de casos e processos para ajudar os marqueteiros a otimizar seus conteúdos e construir estratégias que atraiam, envolvam e finalmente convertam.
Marketing de conteúdo é o rei – o SEO mudou para sempre
Mais de 2/3 dos clientes entrevistados para um relatório da Econsultancy afirmou que as suas empresas irão aumentar o montante da verba gasta em marketing de conteúdo neste ano.
Odden também citou outro estudo feito em que 90% dos entrevistados disseram que esta disciplina se tornará ainda mais importante ao longo dos próximos 12 meses.
Em paralelo, temos visto uma mudança significativa na forma como os profissionais de marketing se aproximam do SEO.
Panda e Penguim mudaram a maneira de fazer SEO para sempre e enquanto muito SEO sofreu com isso, a maioria das empresas que fazem marketing de conteúdo viram isso como uma incrível – e bem-vinda – mudança.
Há agora uma corrida em massa migrando para o marketing de conteúdo. Com essa mudança, somos presenteados com muito lixo em forma de conteúdo, observou Odden.
Como os marqueteiros procuram capitalizar sobre a corrida do ouro do marketing de conteúdo é muito importante distinguir o bom conteúdo do conteúdo ruim.
Mitos do marketing de conteúdo
Uma ótima maneira de ajudar a classificar o marketing de conteúdo separando o joio do trigo e colocando por água abaixo alguns dos mitos do marketing de conteúdo.
- Mito #1: marketing de conteúdo significa simplesmente criar conteúdo.
Criar conteúdo de qualidade é fundamental. Simplesmente criar conteúdo sem foco na qualidade é inútil.
- Mito #2: conteúdo de qualidade não é sustentável.
Construa conteúdo sustentável, como relatórios, estudos e guias. Ele sempre serão sustentáveis.
- Mito #3: um projeto de conteúdo só tem uma vida.
O conteúdo pode ser reaproveitado, reutilizado e utilizado uma série de vezes em diferentes formatos (vídeo, texto, imagens).
Exemplos de conteúdo de qualidade
A criação do conteúdo é um excelente começo, mas otimizar e socializar esse conteúdo vai leva-lo para o próximo nível.
Segundo Odden, “o conteúdo de excelência não é excelente até que seja encontrado, consumido e compartilhado”.
Os fundamentos do marketing de conteúdo
A estratégia bem sucedidas de marketing de conteúdo pode ser dividida em 3 fases distintas:
- Descobrir: como o seu público encontra o conteúdo?
- Consumir: Que tipo de mídia ajuda a otimizar essa experiência?
- Ação: O que vai fazer o seu público agir? Como você quer que as pessoas se sintam quando consomem o seu conteúdo? As pessoas agem na emoção.
Ideias para a criação de conteúdo criativo
Odden compartilhou ainda alguns insights fantásticos para os participantes que querem focar o aspecto criativo do marketing de conteúdo.
Inspirar as pessoas a compartilhar e socializar pode acontecer de várias maneiras, e quanto mais criativo você é, maior as chances de sucesso.
- Visualize as tendências. Exporte dados sobre tendências como SEMRush, ferramenta de palavras-chave do Google, SEO Majestic e Ubersuggest. Visualize essas tendências para o conteúdo que seja mais fácil de consumir.
- Capital humano. Utilize o seu capital humano e recursos para criar conteúdo na área de vendas, atendimento ao cliente, e departamento de marketing.
- Torne-se um editor. Pense como um editor, aja como um editor, torne-se um editor. Pesquise conteúdos em revistas, jornais e TV.
- Ciclo do cliente. Mapeie, produza e otimize conteúdo com base no ciclo dos clientes e nos pontos de maior resistência no funil de vendas.
Tipos de conteúdo que você precisa dominar
Ao construir seu plano de conteúdo e mapear a sua estratégia de marketing de conteúdo, tenha em mente esses tipos de conteúdos diferentes.
Cada um é único e tem seu próprio papel. Em conjunto, eles formam um mix equilibrado de conteúdo otimizado.
- Sempre-vivo. Conteúdo original, exclusivo para editoria, atemporal e sempre relevante.
- Reaproveitado. Esse é o conteúdo usado em diferentes formatos, como vídeos para o YouTube, conteúdo incorporado, fotos, imagens e texto, Slideshare ou Scribd.
- Curadoria. Conteúdo agregado de várias fontes. O SmartBrief é um grande exemplo de agregação de valor às notícias que as pessoas estão compartilhando.
- Co-criado. Esta estratégia faz cada parte do conteúdo uma coisa mágica, da maneira que a promoção social é feita através dele.
A fórmula vencedora: obtendo os resultados esperados de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo requer, no mínimo desses 3 objetivos:
1. Liderança de pensamento.
2. Empatia ao cliente.
3. Storytelling e criatividade.
A construção de estratégias de marketing de conteúdo de sucesso requerem um planejamento de conteúdo otimizado em uma abordagem 360º para pesquisar e socializar o conteúdo.
Isso inclui marketing e RP, sejam eles B2B ou B2C, independente do tamanho da sua empresa. Como parte desse processo, a auditoria e a investigação são de fundamental importância.
Ao fazer isso é possível definir metas e criar um roteiro de marketing de conteúdo robusto, com conteúdos criativos como o disposto na apresentação de Odden.
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Este artigo foi adaptado do original, “Creative Content Marketing: Winning Hearts, Minds & Wallets”, do Search Engine Watch.
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