Este é um Guest post escrito pelo Renan Tuci Ubeda, ele é Graduado em Comunicação Mercadológica pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é analista de Marketing Digital Multiplus, empresa do grupo LATAM. Fundador e articulista do Blog de Marketing Digital (http://blogdemarketingdigital.com/). Palestrante e consultor sobre estratégias de marketing digital, comércio eletrônico, SEO e SEM, social media, marketing de conteúdo e marketing de experiência.
Muitas empresas investem milhões de reais todos os anos na capitação de novos clientes, mas quanto será que elas investem para retê-los e fidelizá-los? Essa é uma questão que tem sido levantada com certa frequência em fóruns e congressos de marketing, como reter e fidelizar clientes?
Algumas empresas nem mesmo possuem uma mínima parcela no budget de marketing para gerar retenção. Mas afinal como podemos reter um cliente? A ciência de fidelizar clientes envolve muitos fatores, a começar pelo produto, se a sua empresa oferece um
produto ruim, não há nada o que você possa fazer para fidelizá-lo. Porém em muitos casos o fato de perder clientes para a concorrência vai além de fornecer um produto de má qualidade.
O marketing nos disponibiliza algumas ferramentas para fidelizar clientes, por exemplo, programas de fidelidade, como o Km de Vantagens dos postos Ipiranga, o VivaSKY da SKY, o TAM Fidelidade da TAM, entre outros, que por sua vez podem ser potencializados em redes de programa de fidelização como a Multiplus. Um pós-venda de qualidade, um SAC eficiente, garantia e serviço de assistência técnica que funcionem, são outras ferramentas já esperadas pelo consumidor. Porém dentro do atual contexto digital em que estamos inseridos será que não há nada mais a fazer para reter e fidelizar clientes? Sim há.
A Tecnisa, construtora de imóveis, criou um portal de ideias (Tecnisa Ideais), em que a base da ação é o marketing de conteúdo, porém quase todo o conteúdo é gerado pelos próprios consumidores, que interagem entre si e dão ideais para serem implantadas em novos empreendimentos da marca, mais de 1900 ideias foram dadas, e 20 delas implantadas.
Outro exemplo de ação bem sucedida com marketing de conteúdo, que busca fidelizar seus clientes é a da marca de antipulgas Frontline, que criou uma Websérie que dá dicas de como cuidar do seu Pet (http://www.frontline.com.br/utilidades/efeito-verao).
Uma ação que merece destaque é a que a agência Ogilvy fez para Hellman’s, cada vez que uma consumidora compra uma embalagem da maionese Hellmann’s em um supermercado, um algoritmo analisava o restante dos itens comprados e impressos no cupom fiscal e dá uma sugestão de receita, a ação foi tão sensacional que ganhou nada menos do que um Leão de Ouro em Cannes.
Mas para uma ação de marketing de conteúdo ter um bom alcance e principalmente atingir os objetivos organizacionais ela precisa estar alinhada aos objetivos estratégicos da empresa, ao universo e ao propósito da marca, tem que ter boa qualidade, ser relevante, pertinente e diferente, deve ser interativa, multimídia, multiplataforma, útil e inédita além de ter visibilidade.
O artigo acaba por aqui, caso queiram saber mais sobre marketing de conteúdo e acompanhar tudo o que acontece no marketing digital sigam-me no meu novo twitter @RenanUbeda.
Abraços até uma próxima.
Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0