Para as empresas que participam, o programa é uma ferramenta eficaz de atração, fidelização e retenção de clientes. Já para os consumidores, a plataforma permite ganhos em reais, promovendo uma compra inteligente, com processos fáceis e sem custos.
Nos últimos dez anos, o conceito de fidelização de clientes ganhou força no exterior, onde são comuns os programas ou cupons que convertem as compras em bônus, prêmios e vantagens diversas para os consumidores. No entanto, no Brasil esta ideia ainda não se solidificou. Segundo Fábio Genovezi, Diretor de Tecnologia e Marketing da Maxximo Fidelidade, este modelo de negócio ainda está na fase inicial de desenvolvimento no País: “Apesar das empresas lançarem com frequência programas de fidelização em diversos segmentos, a concorrência é pequena, pois muitos deles são extintos rapidamente por baixa adesão ou desistência dos participantes. Isto ocorre, principalmente, por que as suas mecânicas são complexas e não agregam valores tangíveis para o usuário. Mas este segmento apresenta um alto potencial de crescimento. À medida que as pessoas começarem a enxergar este tipo de programa como uma oportunidade de fazer o seu dinheiro gerar novas possibilidades, seja de consumo ou poupança, ele passará a fazer parte do cotidiano de todos nós”, afirma o empresário.
Segundo Genovezi, a característica mais marcante do programa é o resgate da recompensa em dinheiro, pois os bônus acumulados pelo consumidor final são creditados em um cartão de débito Maxximo Fidelidade, emitido com bandeira Visa. “Este processo torna a utilização muito mais fácil e transparente, substituindo o modelo de fidelização fechado onde ele demora a ganhar ou tem que solicitar transferências ou trocas constantes de pontos. Além disso, ele não é obrigado a utilizar os seus bônus dentro de um catálogo de prêmios definidos pelas empresas conveniadas. Com o Maxximo Fidelidade, o consumidor pode utilizar os seus créditos para comprar em toda a Rede Visa, sem restrição, no estabelecimento que desejar, independente dele fazer parte do portfólio de parceiros”, afirma o empresário.
O programa de fidelidade da Maxximo foi elaborado para empresas dos setores da indústria, varejo e serviços, mas pode ser adequado facilmente a outros modelos de negócios. A plataforma moderna e amigável oferecida ao conveniado registra e consolida os dados das vendas e, ainda, faz o mapeamento por perfil de público e condições de compra, refletindo as preferências e costumes do consumidor e promovendo, assim, o estreitamento do relacionamento. Todo processo acontece de forma instantânea, com a captura das informações geradas pelo cupom de venda no PDV, momento em que o programa consegue traduzir tudo o que o consumidor adquiriu, informando dia, hora, bairro e cidade em que a aquisição foi feita, listando ainda o sexo, idade e hábito de consumo do cliente.
Em um mercado globalizado, em que a concorrência é cada vez mais acirrada, a tecnologia oferecida pela Maxximo é uma escolha inteligente. “As maiores varejistas e indústrias do mundo hoje já buscam na tecnologia caminhos para ampliar a sua base de clientes, mas nem todas conseguem gerenciar as informações de forma que se transformem em resultados concretos. Mesmo com o crescimento avassalador do volume digital, que transita com a popularização da internet e do armazenamento em nuvens, conseguimos entregar um banco de dados realmente conciso, porém, rico, pronto para gerar novas oportunidades de negócios”, ressalta Genovezi.
“Portanto, participar da rede de estabelecimentos credenciados é um diferencial competitivo, que se traduz em um maior fluxo de pessoas e, consequentemente, do volume de vendas”, explica. Além disso, a empresa parceira também pode demandar o desenvolvimento de um programa de fidelidade exclusivo, no qual pode estabelecer as suas próprias regras ou adaptar as existentes à expertise de sua operação.
Apenas com o preenchimento de um cadastro disponibilizado no site do Maxximo Fidelidade, ou solicitando a adesão, diretamente nos pontos de vendas credenciados, já é possível participar. E o melhor de tudo: o procedimento é rápido, fácil e totalmente gratuito! Com o cadastro concluído, na hora da compra, basta o consumidor informar que faz parte do Maxximo Fidelidade e o número do seu CPF para que o estabelecimento possa creditar o bônus referente à transação comercial, que pode variar entre 1% e 50% do preço do produto adquirido. Desta forma, o cliente paga o valor normal da compra e é restituído pela sua fidelidade.
O consumidor também tem acesso às suas movimentações e bônus recebidos consultando seu extrato em “meus bônus”, no site da Maxximo. Os créditos podem ser utilizados em qualquer estabelecimento da Rede Visa e nunca expiram. Para mais informações, o Regulamento completo está disponível no site www.maxximofidelidade.com.br.
Sobre a Maxximo Fidelidade
O Maxximo Fidelidade surgiu de uma iniciativa dos jovens empreendedores Fabrício Luiz de Souza e Fábio Genovezi, que começaram a desenvolver, no início de 2011, o projeto de uma plataforma tecnológica inovadora e competitiva para programas de fidelidade. Em setembro de 2012, o Maxximo chegou, finalmente, para o grande público, com a missão de concentrar grandes e representativos parceiros de comércio eletrônico e produtos de indústrias, além de grandes, médios e pequenos varejos, em um portal único, que objetiva a fidelização de consumidores.
A união de marcas reconhecidas em seus setores de atuação e, consequentemente, de suas bases de clientes, certamente atrairão novos negócios e potencializarão os ganhos de todos que aderirem ao programa. Saiba mais: www.maxximofidelidade.com.br