A Nokia matou o MeeGo, um sistema operacional bem interessante, em prol do Windows Phone. Os funcionários da companhia finlandesa que não gostaram da ideia fundaram outra empresa, a Jolla, que promete lançar o primeiro smartphone com um fork da plataforma móvel no próximo mês. O MeeGo nunca esteve tão vivo – no cerne do sistema Sailfish.
Em entrevista ao Wall Street Journal, o CEO da Jolla, Jussi Hurmola, disse que os trabalhos estão quase prontos para revelar ao mundo o primeiro aparelho com uma variação do MeeGo. Ele não dá muitos detalhes do que diferencia o Sailfish das demais plataformas. O sistema pode competir com Android, iOS e Windows Phone, além da plataforma baseada em HTML5 que a Mozilla vem desenvolvendo.
Investidores (fabricante de chip e operadora de telefonia entre eles) colocaram 200 milhões de euros na primeira rodada de financiamento da Jolla. A companhia baseada na Finlândia abriga mais de 50 funcionários, muitos deles vindos da Nokia. Somente em agosto foram 38 contratações.
O CEO explica que os recentes processos cruzados entre Google, Apple e Motorola trouxe às fabricantes de smartphones o receio de colocar algum sistema que possa custar mais caro no futuro. Sailfish será uma alternativa às plataformas graúdas do mercado.
Ainda não temos sequer uma captura de tela mostrando a interface do sistema nem fotos do primeiro smartphone com Sailfish. São só promessas até o presente momento.