Conseguir acessos de API e apoio de empresas é possível, mas às vezes o sucesso faz com que algumas portas se fechem. Foi isso que aconteceu com o app Meerkat, que faz streaming de vídeo e publica na timeline do Twitter.
Tido como uma das estrelas do SXSW, o app acabou recebendo um aviso do Twitter de que algumas das funcionalidades que o Meerkat estava acessando seriam suspensas. Claramente, o sucesso do app incomodou o Twitter, que poucos dias depois anunciou a aquisição da Periscope, empresa que tem um funcionamento muito semelhante.
Lembra bastante a intensa batalha entre TwitPic e Twitter. Dada a dificuldade de se manter em funcionamento de forma independente, o TwitPic acabou desistindo, passando seu domínio e o arquivo de imagens para o Twitter.
O curioso é que, por enquanto, o Periscope ainda é um serviço Beta, enquanto o Meerkat está ai, sendo utilizado por muitos dos participantes do SXSW, e ganhando resenhas razoavelmente positivas de gente como Lance Ulanoff, editor do Mashable. (E sim, esse avatar na testa de Lance sou eu, assistindo um dos seus Meerkats.)
Inside the Meerkat Bubble, where the air is fine http://t.co/WZhHMV89xp cc: @AppMeerkat pic.twitter.com/sWBPYZ3axI
— Lance Ulanoff (@LanceUlanoff) March 17, 2015
De acordo com o TechCrunch, os executivos do Twitter veem no vídeo uma possibilidade de valorizar a rede social, e a aquisição da Periscope segue nessa linha, uma transação que possivelmente foi acelerada pelo sucesso do Meerkat.
No final, temos que aguardar para ver como essa batalha vai se desenrolar. Quem testou o Periscope diz que ele é melhor que o Meerkat; no entanto, o Meerkat é simples o suficiente, e já ganhou bastante buzz. Será que ganha o mais forte, ou o mais pop?
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie