É difícil acompanhar o crescimento de cidades de diversos países de forma consistente — especialmente quando se leva em consideração que imagens de satélite começaram a ser usadas há poucas décadas. Mas esta semana, o Banco Mundial revelou os resultados da análise de uma década de crescimento de uma das regiões mais interessantes do mundo: a Ásia Oriental.
Imagem: Hong Kong capturada por Jesse Varner do sofware World Wind da NASA
O relatório usa imagens do Leste da Ásia capturadas com o espectroradiômetro de imagens de média resolução dos satélites Terra e Aqua da NASA, e comparou dados de censo e outros métodos de rastreamento. Qual era a ideia? Criar uma base de dados para planejadores urbanos e políticos. “Uma vez que cidades são construídas, sua forma urbana e comportamentos de uso do território estão estabelecidos pelas próximas gerações,” explica a introdução dos autores. Para criar estratégias de crescimento inteligente, planejadores urbanos e políticos precisam avaliar fatos.
É fascinante observar o crescimento da região entre 2000 e 2010. Você pode ler um resumo em PDF aqui, mas vamos avaliar os principais pontos: