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Mercadinho: como enfrentar a concorrência


d consultorA Caina Andrade ajuda administrar o mercadinho da família. A mercearia tem quatro anos, mas há dois anos tem visto o faturamento cair depois que ganhou um concorrente bem em frente a sua loja. “O mercado concorrente tem vendido muito mais que a gente, pois tem açougue e abatedouro. Ele fez com que nosso faturamento fosse reduzido para menos da metade.”, desabafa a empreendedora.

“Eu queria inovar, mas não sei se vale apena continuar insistindo na mercearia. Outra ideia é montar uma casa de ração grande, no entanto, não sei em qual negócio poderíamos ter um faturamento maior. Poderia me ajudar com algumas ideias?”, pergunta a empresária para o Consultor Sebrae.

Confira a resposta do Consultor Sebrae para a dúvida da Caina:

Diferenciais competitivos

Primeiro você precisa decidir o que quer fazer se quer continuar com a mercearia ou mudar de ramo. Se continuar no ramo atual, será necessário fazer uma boa avaliação na concorrência e buscar criar diferenciais competitivos para que possa trazer seus clientes de volta.

Essa inovação poderá ser feita nos produtos, ou seja, oferecer algo diferenciado. Mas antes de tudo, é necessário avaliar que tipo de mercado quer atingir ou o identificar o público que frequenta sua mercearia e, com isso, definir o tipo de produto que irá vender. De nada adianta, por exemplo, colocar produtos importados, se o mercado local não tem condições de adquiri-lo.

Você também poderá inovar no atendimento, na forma de entrega, na forma de pagamento, no layout da loja. Enfim, essas são algumas estratégias para melhorar o seu negócio e te diferenciar de seus concorrentes.

Em que inovar

Faça uma pesquisa junto aos seus clientes e pergunte a eles o que poderia ser melhorado em sua mercearia. Isso te dará um norte e você saberá em que inovar.

Outra medida é aproveitar para avaliar bem a concorrência. Veja quais são seus diferenciais e principalmente quais seus pontos fracos em relação à sua mercearia para que possa utilizar isso como seu argumento positivo de venda.

Mudando de rumo

Agora, se depois de todas as tentativas você verificar que a concorrência irá te engolir e que não tem outra saída, então poderá pensar em outro ramo. Se você se decidir por isso, faça um estudo para avaliar tecnicamente, financeiramente e mercadologicamente esse negócio. Por meio dessa avaliação completa, você verá se o novo negócio será mais ou menos lucrativo do que a mercearia.

Caso opte por uma mudança de ramo, elabore um plano de negócios para avaliar a viabilidade do novo negócio. O Plano de Negócios é um documento que fará você pensar em tudo que é necessário para sua empresa funcionar:

– Definição do negócio e do tipo de produto e/ou serviço que irá comercializar;

– O mercado que quer atingir;

– Quem serão os fornecedores;

– Como será o marketing de seus produtos e serviços;

– De virão os recursos necessários para montar e operacionalizar seu empreendimento.

Além disso, o Plano de negócios obrigará a você fazer uma análise do cenário atual e levantar as oportunidades e ameaças que este o mercado oferece ao seu empreendimento.

O Plano não dirá se deve ou não abrir o empreendimento ou será ou não um sucesso. Na verdade, ele te apontará, com boa margem de acerto, a probabilidade de o negócio ser sucesso ou fracasso. Mas para isso, deve ter sido bem elaborado.

Não desanime se alguma coisa se mostrar desfavorável, até mesmo porque você terá chance de corrigir distorções antes de abrir efetivamente a empresa. Feito o plano, corrigidas todas as distorções que eventualmente podem aparecer e este se mostrar favorável, é só arregaçar as mangas e começar trabalhar: buscar um ponto para sua loja, constituir um contador e dar entrada na abertura da empresa.

Mercadinho: como enfrentar a concorrência

Consultor Sebrae mostra que é possível enfrentar a concorrência conhecendo bem o cliente e oferecendo os produtos e serviços que buscam

A Caina Andrade ajuda administrar o mercadinho da família. A mercearia tem quatro anos, mas há dois anos tem visto o faturamento cair depois que ganhou um concorrente bem em frente a sua loja. “O mercado concorrente tem vendido muito mais que a gente, pois tem açougue e abatedouro. Ele fez com que nosso faturamento fosse reduzido para menos da metade.”, desabafa a empreendedora.


“Eu queria inovar, mas não sei se vale apena continuar insistindo na mercearia. Outra ideia é montar uma casa de ração grande, no entanto, não sei em qual negócio poderíamos ter um faturamento maior. Poderia me ajudar com algumas ideias?”, pergunta a empresária para o Consultor Sebrae.

Confira a resposta do Consultor Sebrae para a dúvida da Caina:

Diferenciais competitivos

Primeiro você precisa decidir o que quer fazer se quer continuar com a mercearia ou mudar de ramo. Se continuar no ramo atual, será necessário fazer uma boa avaliação na concorrência e buscar criar diferenciais competitivos para que possa trazer seus clientes de volta.

Essa inovação poderá ser feita nos produtos, ou seja, oferecer algo diferenciado. Mas antes de tudo, é necessário avaliar que tipo de mercado quer atingir ou o identificar o público que frequenta sua mercearia e, com isso, definir o tipo de produto que irá vender. De nada adianta, por exemplo, colocar produtos importados, se o mercado local não tem condições de adquiri-lo.

Você também poderá inovar no atendimento, na forma de entrega, na forma de pagamento, no layout da loja. Enfim, essas são algumas estratégias para melhorar o seu negócio e te diferenciar de seus concorrentes.

Em que inovar


Faça uma pesquisa junto aos seus clientes e pergunte a eles o que poderia ser melhorado em sua mercearia. Isso te dará um norte e você saberá em que inovar.

Outra medida é aproveitar para avaliar bem a concorrência. Veja quais são seus diferenciais e principalmente quais seus pontos fracos em relação à sua mercearia para que possa utilizar isso como seu argumento positivo de venda.

Mudando de rumo

Agora, se depois de todas as tentativas você verificar que a concorrência irá te engolir e que não tem outra saída, então poderá pensar em outro ramo. Se você se decidir por isso, faça um estudo para avaliar tecnicamente, financeiramente e mercadologicamente esse negócio. Por meio dessa avaliação completa, você verá se o novo negócio será mais ou menos lucrativo do que a mercearia.


Caso opte por uma mudança de ramo, elabore um plano de negócios para avaliar a viabilidade do novo negócio. O Plano de Negócios é um documento que fará você pensar em tudo que é necessário para sua empresa funcionar:

– Definição do negócio e do tipo de produto e/ou serviço que irá comercializar;

– O mercado que quer atingir;

– Quem serão os fornecedores;

– Como será o marketing de seus produtos e serviços;

– De virão os recursos necessários para montar e operacionalizar seu empreendimento.

Além disso, o Plano de negócios obrigará a você fazer uma análise do cenário atual e levantar as oportunidades e ameaças que este o mercado oferece ao seu empreendimento.

O Plano não dirá se deve ou não abrir o empreendimento ou será ou não um sucesso. Na verdade, ele te apontará, com boa margem de acerto, a probabilidade de o negócio ser sucesso ou fracasso. Mas para isso, deve ter sido bem elaborado.


Não desanime se alguma coisa se mostrar desfavorável, até mesmo porque você terá chance de corrigir distorções antes de abrir efetivamente a empresa. Feito o plano, corrigidas todas as distorções que eventualmente podem aparecer e este se mostrar favorável, é só arregaçar as mangas e começar trabalhar: buscar um ponto para sua loja, constituir um contador e dar entrada na abertura da empresa.

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