Em 5 meses usando uma bicicleta em São Paulo, já percorri 735 km. Com a experiência, aprendi algumas lições que podem te ajudar a escolher uma bike de uso cotidiano ou de recreação.
Se você pretende ter uma bicicleta para competir, este texto não é para você; mas se você quer pedalar para se divertir esporadicamente ou como meio de transporte cotidiano, acho que posso te ajudar. Não sou um especialista no assunto, apenas um curioso, li muito em sites nacionais e gringos, experimentei vários modelos e aprendi com as viagens de 6 km entre casa e o trabalho.
Toda bicicleta de uso urbano deve ter para-lamas
Mesmo que você nunca vá usá-la num dia de chuva, inevitavelmente você vai passar sobre poças de água nas ruas, seja de jardins sendo regados, obras ou chuvas recentes. O para-lamas vai proteger para que você não tenha uma faixa de lama nas costas e no peito.
Conforto é melhor que performance aerodinâmica
Se você vai ficar 40 minutos por dia montado na sua bike, ela precisa ser confortável, e como você não vai competir, a performance aerodinâmica não faz tanta diferença assim. Você não precisa ficar deitado, completamente apoiado sobre os braços, com o pescoço dobrado pra cima. É melhor você ficar sentado confortavelmente, sem fazer grande esforço para se manter em cima da bicicleta.
Pneus finos para percursos de ciclovia e asfalto, pneus grossos para percursos irregulares
Se o seu percurso vai ser feito primariamente em asfalto ou concreto, um pneu fino é mais leve e rápido. Se o seu percurso vai ter muitas subidas descidas de meio fio, trechos de terra ou grama, use pneus grossos, que são mais resistentes e estáveis.
Quanto mais peças sua bike tiver, mais coisa ela tem para quebrar
Conheço uma pessoa que comprou uma bicicleta de R$ 800 com freios a disco, câmbio de 24 marchas e outras frescuras, em 3 meses precisou trocar tudo, pois os componentes não aguentaram pedaladas diárias de 20 km. Freios a disco, odômetro, câmbio de 29 marchas, amortecedores no meio do quadro, nada disso é realmente necessário numa bicicleta de uso urbano.
Uma bike muito cheia de frescuras tem muito mais probabilidade de quebrar no meio da rua e te deixar a pé. Um freio a disco e um amortecedor no meio do quadro são componentes caros, cheios de tecnologia, portanto, uma bike de R$ 1.000 não pode ter componentes como estes de alta qualidade, normalmente os fabricantes vão colocar peças ruins, que não suportam o uso constante.
Marchas embutidas no cubo traseiro
Acho essencial que uma bicicleta para uso cotidiano tenha pelo menos 3 marchas. Câmbios externos – desses cheios de catracas na roda traseira, que conhecemos em todas as bikes comuns – ficam expostos ao tempo, podem bater em cantos de meio fio e pedras, empenam facilmente.
O câmbio embutido no cubo é a melhor opção em minha opinão, a minha bicicleta tem um Shimano Nexus de 3 marchas, que considero o suficiente para encarar todas as situações do meu dia-a-dia. Uma das marchas é leve, boa para subidas e arrancadas; a marcha média é a usada em ciclovias movimentadas e dias cansados; a mais pesada uso em descidas e quando quero ir mais rápido, com isso chego a 30 km/h no máximo. Se eu pudesse escolher, teria uma outra marcha, ainda mais pesada, para correr um pouco mais e chegar a 40 km/h. Se você puder investir, compre um Shimano Nexus de 5 marchas, ele vai ser o suficiente para praticamente todas as situações do cotidiano, inclusive com marchas pesadas para você conseguir boa velocidade.
Com tecnologia parecida com câmbios automáticos de automóveis, o câmbio de bicicleta embutido no cubo fica protegido de chuva, lama, terra, funciona por anos quase que sem manutenção e você pode trocar de marchas enquanto está parado num semáforo, por exemplo.
Escolha uma bike com menos de 15 kg
Minha bicicleta pesa 18 kg, tem quadro grosso (mas de alumínio, claro), pneus grossos. Hoje eu já acho ela pesada demais em algumas situações. Se possível, compre uma bike que tenha entre 11 kg e 15 kg, com isso você vai ter um bom equilíbrio entre resistência e peso.
Beleza e estilo da bike
Não é por estar de bike que você precisa parecer um coitado montado num amontoado de metal retorcido. A bicicleta pode ser bonita, estilosa, ter a sua cara. Você pode se sentir bem andando de bike 🙂
Após definir aspectos técnicos, levei meses escolhendo uma bike que tivesse meu estilo, que eu me sentisse bem pedalando ela, pesquisei em websites do mundo todo, liguei em importadores, esperei, finalmente fui na loja FreeCycle em São Paulo e saí pedalando minha Nirve Cruiser Classic 3 Speed, feita à mão em Huntington Beach, California. Sem querer me gabar, mas já me gabando, umas 5 ou 6 vezes fui parado na rua por pessoas curiosas em saber onde comprei, quanto custou. Além disso, é constante que as pessoas fiquem olhando quando estou pedalando entre carros parados ou perto das calçadas, e eles não olham minhas belas pernas, olham a bike 🙂
Só compre bike dobrável se você for dobrá-la mesmo
As bikes dobráveis mais comuns têm rodas pequenas, isso prejudica a estabilidade, principalmente em curvas e terrenos acidentados. Além disso, eu, pessoalmente, acho as bicicletas dobráveis muito feias. Mas elas são práticas, isso sim, vc pode entrar num ônibus ou metrô com ela dobrada, fazendo a excelente combinação de bike + transporte público, principalmente para quem mora a mais de 10 km do trabalho. Mas meu conselho é: só compre a bicicleta dobrável se você for realmente dobrá-la constantemente. Atualmente há uma febre da bike dobrável nas cidades brasileiras, acho legal que tenhamos mais bikes nas ruas, mas não caia na moda se você não for realmente precisar dela dobrada constantemente.
Bikes elétricas, fixas, de papelão, plástico…
Neste texto resolvi me ater ao que conheço, nunca testei bikes elétricas, de pinhão fixo (fixies), ou materias incomuns na construçõa de bicicletas, como papelão, plástico etc. Não vou emitir opinião para não correr o risco de falar bobagem. Se você quer testar estas opções, vai fundo, volte aqui após alguns meses de uso e diga nos comentários como foi a experiência!
Essas são as minhas dicas iniciais para quem pretende comprar uma bicicleta para usar no dia-a-dia ou como lazer. Como eu disse, não sou especialista, e essas recomendações são baseadas puramente em minhas pesquisas e experiências pessoais. Espero ter ajudado quem quer adotar a bike e levar 1 carro a menos para as ruas.