Parece que, afinal, a maior mudança do Office 2013 não é um novo recurso, ou um novo aplicativo na suíte. A grande novidade é a forma de comercialização. Hoje a Microsoft detalhou como ela será feita e o esquema por assinatura parece ser uma boa.
A versão por assinatura básica será chamada Office 365 Home Premium e custará, nos EUA, US$ 8,33 por mês (US$ 99 ao ano). Ela contempla os quatro aplicativos básicos do Office (Word, Excel, PowerPoint e OneNote) mais o Outlook, que podem ser instalados em até cinco PCs; traz 60 minutos de conversa pelo Skype, +20 GB no SkyDrive e um recurso de Office sob demanda que permite fazer streaming dos apps em PCs com Windows 7 ou 8. Somada a tudo isso, a promessa da Microsoft de prover atualizações e “novos recursos” durante o ano todo. Quais? É esperar para ver — e torcer para não ser um fiasco como os Ultimate Extras do Windows Vista.
As versões em “caixinha” continuarão disponíveis, mas apesar da definição, parece que elas estão em processo de extinção — a maioria das lojas venderá cartões com a chave de ativação. E rolará a venda via download, claro. A Microsoft revelou três edições ditas “tradicionais”: Home & Student, Home & Business e Professional. Ao contrário das versões por assinatura, que podem ser instaladas em até cinco PCs ou Macs, essas tradicionais só podem ser usadas em um. Elas carecerão, ainda, de vários recursos do modelo de assinatura, inclusive os tais “novos recursos”. O preço da básica (Home & Student), que só tem os quatro apps básicos e mais nada, será de US$ 139,99.
A Microsoft também anunciou um programa que dará um ano de Office 365 Home Premium ou a edição equivalente do Office tradicional para quem comprar o Office 2010 ou o Office 2011 for Mac. Não se sabe de datas ainda, porém; a única informação que a Microsoft deu é de que o programa será lançado em 277 mercados e poderá ser comprado usando mais de 70 moedas.
A tabela abaixo, do Verge, mostra as características de cada versão (em inglês). Assim que tivermos preços e informações localizadas para o Brasil, a gente avisa. [The Verge]