Hoje esperávamos ver a Microsoft lançar um tablet pequeno, mas parece que isso não vai acontecer. Em vez disso, temos o Surface Pro 3, uma versão maior com 12 polegadas.
A tela possui resolução de 2160×1440 pixels, algo que a Microsoft chama de “pixel-free”. Panos Panay, durante a apresentação, disse que ela tem a maior taxa de contraste da indústria.
Ela possui uma proporção incomum de 2:3, mais próxima a cadernos e blocos de anotação físicos. É que há um grande foco em usar a caneta stylus: na verdade, a Microsoft está destacando o reconhecimento de escrita em apps próprios ou de terceiros. A caneta stylus possui sensibilidade à pressão e um botão na ponta, que permite abrir o OneNote e salvar conteúdo no OneDrive.
Com 800g e 9,1 mm de espessura, este é o dispositivo mais fino com processador Intel. Há versões com Core i3, i5 e até i7! O chip é resfriado com uma ventoinha, assim como antes, e a Microsoft promete que ela faz um ruído quase imperceptível. E ele roda Windows 8.1 com suporte a todos os programas desktop.