Ya estoy de vuelta. E com umas suíças pra Tio Patinhas e Isaac Asimov não botarem defeito. Wolverine? Não, o rapaz tem suíças pretas e aquele mau humor típico de Angry Young Men.
(Ahem) isso não tem nada a ver com o que eu ia falar. O blog volta à ativa, pra começar com um pedido de desculpas. Levou tempo para me adaptar às novas demandas de colunas semanais para o Caderno Tec da Folha de S. Paulo, projetos especiais de disciplinas da ECA, cursos e palestras externos e mais uma porrada de coisas, incluindo consultorias e roubadas diversas. Mas aprendi um monte, e pretendo compartilhar o que der com vocês.
Como se não bastasse, me atraquei com uma pesquisa monstro em que analisei mais de 1200 ferramentas e serviços online para fazer um livro com uma boa análise de aplicações e sugestões, que deve ser lançado por uma editora bem bacana em Março. Mais do que isso eu não posso falar, mas garanto que o resultado ficou bom. Estou trabalhando na revisão de cada tópico – o que dá uma trabalheira – e por isso que ainda não volto à carga toda. O vídeo a seguir mostra um pedaço do que pesquisei, parte dele mostrado no iMasters InterCon passado:
Mas isso é assunto para posts posteriores. Começo o ano com a típica série de “coisas para se pensar” – mais uma vez pedindo desculpas por não terminar a do ano passado. Eu estava atarefadíssimo, e depois de tanto atraso, não fazia sentido continuar. Se vocês quiserem, comentem que eu fecho a série.
O ano começou bem, com um chat de alto nível no grande Papos na Rede. O link do áudio está aqui, me disseram que o vídeo sairia um dia e as telas que usei em minha apresentação estão aqui. Esses temas serão desenvolvidos em outras apresentações que farei daqui a pouco, tanto na Campus Party quanto no Social Media Week. É sobre essa percepção das mudanças de cenário que pretendo falar nos próximos posts. Para dar uma prévia para vocês, os tópicos que abordarei são:
- Sobrecarga de informação
- Percepção de tempo
- Real vs. Virtual
- Estrutura de trabalho e consumo
- Música, vídeo e colaboração.
- Faça-você-mesmo
- Apps mais simples
- Personal Hacking
- Transmídia colaborativa
- Transparência e auditoria
- Big data, métricas e realidade aumentada
- Um bilhão no Facebook
- Caixas de ferramentas e agilidade
- Apontar e saber
- Novos tipos de dinheiro
Tudo isso e muito mais nos próximos posts. Quando der – e organizar todas as bases de dados – a reforma também volta.
Muito obrigado pela paciência. Vambora que o ano começou corrido.
Não há posts relacionado.