Depois de tudo o que já se falou sobre social media, todo mundo já está cansado de saber a importância de contratar uma boa agência para cuidar de sua imagem nas redes sociais. Como o assunto está por toda parte, é natural que tenham surgido centenas de agências oferecendo muitos tipos de serviços. Pensando em contratar uma? O Social Media Explorer mostra os discursos mais utilizados pelos consultores para te convencer e diz quais pontos devem ser observados antes de fechar o contrato.
– “Toda empresa precisa de uma estratégia de social media”. Ter um bom plano para atuar nas redes sociais é ótimo, mas não é fundamental para todas as empresas. Antes de aceitar a proposta, pense se você pode financiar a estratégia a longo prazo e se ela se encaixa no seu atual plano de marketing.
– “Sua empresa deve estar no Facebook, Twitter e YouTube”. Apesar de serem os mais populares, esses canais não são obrigatórios, nem os únicos que você pode explorar. Cada empresa tem seu público e é preciso atuar nas redes que os seus consumidores usam para se comunicar.
– “Nós faremos todo o trabalho por você”. O trabalho de uma agência de social media é estabelecer um diálogo com os consumidores, não disparar mensagens publicitárias sem a supervisão de sua equipe. Escolha bem o profissional que vai cuidar da relação com seus clientes e evite deixar toda a estratégia nas mãos da agência.
– “Nós criamos uma estratégia que rendeu milhares de seguidores e fãs”. Desconfie de consultores que usam o número de seguidores, fãs ou visualizações de vídeo para comprovar a eficácia de sua estratégia. Afinal de contas, a quantidade de fãs e seguidores faz tanta diferença nas vendas? E os usuários compram seu produto depois de assistirem o vídeo da sua empresa?
– “Nossa equipe é feita de profissionais experientes”. Por ser uma área muito nova, não existem tantos profissionais no mercado que já criaram, implementaram e tiveram sucesso em suas estratégias de social media. As agências que proclamam tanta experiência geralmente consistem em vários estagiários que apenas seguem as ideias de um profissional competente.
– “Suas estratégias atuais não funcionam mais”. As estratégias de social media não substituem o seu plano de marketing. Elas são mais uma ferramenta, que vai se complementar com as demais.