Há alguns meses, um relatório da Kleiner Perkins falava sobre uma preferência dos usuários por aplicativos que permitissem conversas mais privadas, entre um grupo selecionado de pessoas, ao invés do broadcast oferecido pelas redes sociais.
Ao que parece, o Facebook está interessado em seguir nessa tendência. Não que a plataforma não permita que você já faça isso, mas ela exige de você um bocado de disciplina para organizar todos os seus contatos em listas de amigos, conhecidos, familiares e assim vai.
Por isso que o suposto app de codinome “Moments”, que o TechCrunch diz estar sendo desenvolvido e testado pelo Facebook, chama a atenção. O app teria um mosaico com várias seções que representam algum grupo de pessoas, como família e amigos. Ao tocar em uma dessas opções, seria possível compartilhar um status ou informação apenas com eles. Seria quase como uma forma de construir listas do Facebook, só que com a dinâmica de um app, bem semelhante ao que já é feito em plataformas como WhatsApp e Viber.
App “Moments”, do Facebook, seria parecido com o app Cluster (foto)
A vantagem seria evitar aqueles compartilhamentos acidentais, que acabam mostrando para os colegas de trabalho uma informação que deveria ir apenas para os familiares, ou exibindo para os pais uma fotografia que deveria ser exibida apenas entre amigos.
O Facebook não quis comentar sobre as informações obtidas pelo TechCrunch, mas não negou a existência do app. Por ainda ser um experimento, o app pode simplesmente não ser lançado ou chegar aos usuários com um nome diferente. No entanto, se a tendência observada pela Kleiner Perkins persistir, pode ser uma interessante saída para o Facebook, como forma de manter ativa a sua base de usuários.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie