X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Morre Charles Townes, inventor do laser e ganhador do Nobel


O físico Charles Townes, cujo trabalho ajudou a estabelecer as bases para o desenvolvimento do laser, faleceu nesta terça-feira (27). Ele tinha 99 anos. Sua carreira se expandiu para muito além de um interesse em lasers, chegando à astronomia e até a um fascínio pela espiritualidade.

O Dr. Townes teve uma carreira incrível como cientista, ganhando o Prêmio Nobel de Física em 1964. Mas ele é talvez mais conhecido como o inventor do laser. Townes também foi um pioneiro no campo da astronomia por infravermelho, e foi o primeiro a descobrir água no espaço, próxima ao centro da Via Láctea.

A invenção do laser é um conceito realmente confuso. Nos anos 1950, Townes criou um maser, dispositivo que produz ondas eletromagnéticas usando a amplificação de micro-ondas. Alguns anos depois, ele concebeu a ideia de fazer um “maser óptico”, baseado na amplificação da luz, cujos detalhes foram patenteados.

Gordon Gould, da ARPA (hoje DARPA), e Ted Maiman, do Hughes Labs, estavam trabalhando em uma pesquisa semelhante no final dos anos 50. Maiman foi na verdade a primeira pessoa a construir um laser prático em 1960, trabalhando parcialmente com base na pesquisa publicada por Townes.

Por sua contribuição para a criação do maser e laser, o Dr. Townes ganhou o Prêmio Nobel de 1964, compartilhando-o com os cientistas russos Aleksandr M. Prokhorov e Nicolai G. Basov, que também estavam trabalhando de forma simultânea e independente, na União Soviética, para criar o laser.

E como explica a Universidade da Califórnia em Berkeley, onde Townes era professor emérito, seu trabalho foi primordial para muitos avanços na ciência e tecnologia:

Até hoje, mais de uma dúzia de prêmios Nobel foram concedidos para trabalhos envolvendo lasers. Os lasers são incorporados em produtos eletrônicos de consumo e fibras ópticas, equipamentos de topografia e impressoras, espetáculos de luz e laser pointers. Lasers são usados para cortar metal, para cortar tecidos durante uma cirurgia, para aprisionar átomos, e até mesmo para iniciar uma fusão nuclear.

Townes passou a usar masers na radioastronomia e lasers na astronomia e interferometria por infravermelho, e promoveu a sua utilização em áreas tão diversas como a precisão de cronometragem – o relógio atômico – e a comunicação extraterrestre. Com a ajuda de lasers, ele e seus colegas detectaram as primeiras moléculas complexas no espaço interestelar e mediram a massa do buraco negro no centro da nossa galáxia.

Townes seria mais conhecido mais tarde em sua vida por defender a ideia de que ciência e religião iriam se fundir no futuro, revelando os segredos da criação.

“Eu olho para a ciência e a religião como bastante paralelas, muito mais semelhantes do que a maioria das pessoas pensa e, a longo prazo, elas devem convergir”, Townes diria a uma multidão de Harvard, em 2005. “O universo é fantasticamente especializado, mas como é que ele aconteceu?” [UC Berkeley]

Foto: Charles Townes mostra seu maser durante uma coletiva de imprensa, em 1955 (Associated Press)

O post Morre Charles Townes, inventor do laser e ganhador do Nobel apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

aefe EaRGURqYBQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot