Ah, o gif animado… <pausa contemplativa>
Eu sempre falo que o gif é o futuro da comunicação. Que outra mídia é mais conectada com esse período ansioso, imagético e cheio de informação em que vivemos? Já faz 25 anos que eles estão à disposição da nossa criatividade e poder de síntese.
Os gifs servem pra praticamente tudo: pra eternizar pessoas expressivas, como atalhos pra alguma emoção, pra resumir em poucos frames um evento importante da humanidade, tipo, sei lá, o salto de paraquedas da estratosfera, as olimpíadas ou o debate presidencial americano, pra que a gente não precise assistir um vídeo inteiro pra chegar no ponto que interessa, pra definir uma década inteira, pra responder uma entrevista, pra fazer a gente dar risada… enfim, existem diversos usos e motivos pra amar gifs.
Já estava mais do que na hora, portanto, dos gifs ganharem seu reconhecimento também como forma de expressão artística contemporânea, o que acaba de acontecer com a exposição MOVING THE STIL, A GIF FESTIVAL, que está recebendo e selecionando os gifs mais alucinógenos do mundo para exibição na Miami Art Week em dezembro agora. Tem gif enviado até por Michael Stipe, vocalista do REM.
Quer mandar o seu gif e tentar um espacinho na Parede da Fama Animada? É só clicar aqui.
Demorou pra rolar um desses no Brasil, hein? o/