A comunidade de desenvolvimento do navegador Mozilla Firefox anunciou essa semana que vai se aventurar na criação de seu próprio concorrente do Chrome OS, sistema operacional baseado na web criado pelo Google. O objetivo é criar um sistema que sirva para netbooks, smartphones e outros dispositivos que sejam “voltados para a web”.
O anúncio oficial da iniciativa foi feito na tarde desta segunda-feira por Andreas Gal, pesquisador da Fundação Mozilla, que se mostrou ambicioso ao dizer que “para fazer com que as tecnologias da web sejam uma melhor base para desktops e dispositivos móveis, nós temos que continuar oferecendo produtos que igualem e excedam as capacidades de nossos concorrentes.”
E esse seria o objetivo do projeto, chamado Boot to Gecko, que pretende criar “um sistema operacional completo e independente para a web”. escreveu Gal. Para quem não conhece, Gecko é o nome do renderizador responsável pelo funcionamento do navegador Firefox.
Em seguida, Gal expõe as metas de desenvolvimento do novo programa, que inclui APIs para explorar as capacidades de dispositivos móveis como smartphones, testes de boot e desenvolvimento de aplicativos para “dar força ao sistema”.
Aos interessados, o Boot to Gecko – também chamado de B2G – dá seus primeiros passos aqui, ainda muito longe de seu lançamento.
Artigos relacionados:
- Mozilla lança projeto de jogos online
- Mozilla recruta pessoal para desenvolver Firefox
- Mozilla apresenta padrão aberto para gravar áudio e vídeo