Os museus no
Brasil estão se abrindo para a diversidade cultural, para o conhecimento local
e a memória popular. Estas abordagens têm habilitado a desconstrução de grandes
narrativas e tem afirmado a função das audiências na apreensão social dos
museus. Estes debates criaram um caminho de passagem da centralidade
institucional para o relacionamento social e a demanda por engajamento com a
cultura.
Brasil estão se abrindo para a diversidade cultural, para o conhecimento local
e a memória popular. Estas abordagens têm habilitado a desconstrução de grandes
narrativas e tem afirmado a função das audiências na apreensão social dos
museus. Estes debates criaram um caminho de passagem da centralidade
institucional para o relacionamento social e a demanda por engajamento com a
cultura.
A internet e o
surgimento de novas tendências tecnológicas da informação a cada dia
possibilitaram uma nova relação entre o museu e o público. As instituições que
lançam mão desses recursos acreditam que a internet pode ser o ambiente ideal
para se estimular, desenvolver, democratizar e ampliar significamente o acesso
a museus, exposições e espaços culturais no Brasil.
surgimento de novas tendências tecnológicas da informação a cada dia
possibilitaram uma nova relação entre o museu e o público. As instituições que
lançam mão desses recursos acreditam que a internet pode ser o ambiente ideal
para se estimular, desenvolver, democratizar e ampliar significamente o acesso
a museus, exposições e espaços culturais no Brasil.
A
importância da integração da comunicação digital nos museus entre as diferentes
áreas como pesquisa, conservação e serviços culturais e educativos é
indispensável. Além disso, o desafio da gestão competente e profissionalizada
da comunicação digital é o que os museus, assim como qualquer outra empresa,
precisam para fortalecer relacionamentos institucionais e mercadológicos com os
públicos e a opinião pública.
importância da integração da comunicação digital nos museus entre as diferentes
áreas como pesquisa, conservação e serviços culturais e educativos é
indispensável. Além disso, o desafio da gestão competente e profissionalizada
da comunicação digital é o que os museus, assim como qualquer outra empresa,
precisam para fortalecer relacionamentos institucionais e mercadológicos com os
públicos e a opinião pública.
Um
dos pontos mais importantes a se observar na comunicação digital é a mensuração
de resultados das ações. Um site holandês se lançou ao desafio de medir a
audiência de museus e galerias de arte nas mídias sociais. Além de fornecer
dados sobre a visitação presencial dos maiores museus do mundo, o Museum Analytics produz
relatórios semanais sobre o desempenho dos museus nas redes sociais Twitter e
Facebook.
dos pontos mais importantes a se observar na comunicação digital é a mensuração
de resultados das ações. Um site holandês se lançou ao desafio de medir a
audiência de museus e galerias de arte nas mídias sociais. Além de fornecer
dados sobre a visitação presencial dos maiores museus do mundo, o Museum Analytics produz
relatórios semanais sobre o desempenho dos museus nas redes sociais Twitter e
Facebook.
Alguns
museus brasileiros são acompanhados pelo site e listam entre os mais populares
nas redes sociais como o Centro Cultural Banco do Brasil, o MASP, a Pinacoteca
e o Museu das Minas e do Metal. E você, curte alguma página de museu ou segue
algum perfil no Twitter? O que você mais espera da atuação das instituições de
cultura na internet?
museus brasileiros são acompanhados pelo site e listam entre os mais populares
nas redes sociais como o Centro Cultural Banco do Brasil, o MASP, a Pinacoteca
e o Museu das Minas e do Metal. E você, curte alguma página de museu ou segue
algum perfil no Twitter? O que você mais espera da atuação das instituições de
cultura na internet?
Por Ana Paula Gaspar, historiadora com MBA em mídias sociais. @anapulagaspar
Via RSS de Blog Mídia8!
Comente este artigo