Um dos maiores obstáculos para ex-detentos é carregar o estigma de ter sido condenado e cumprido uma pena, algo que muitas vezes fica bastante aparente em função das tatuagens amadoras feitas durante o tempo em que ficou encarcerado. O resultado é que a maioria não consegue arrumar trabalho, o que frequentemente dificulta o processo de reabilitação.
Na Polônia, o centro de reabilitação social Pedagogium The College of Social Sciences resolveu ajudar ex-detentos oferecendo a oportunidade de cobrirem as tatuagens feitas na prisão por tatuagens profissionais, cobrindo as marcas que colaboram para a estigmatização.
No vídeo acima, acompanhamos a história de duas participantes do projeto Freedom Tattos, que foi criado pela agência Isobar da Polônia. A reação delas, durante a sessão de tatuagem, quanto depois que a arte está pronto, é emocionante.
Aliás, quem tem tatuagens bem sabe o poder transformador que elas têm, muitas vezes a autoestima e expressando algo que realmente é importante pra gente. Vale o play.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie