Imagine que você fez um elogio à alguém, mas a pessoa entendeu como uma cantada. Ou talvez, você teve uma grande ideia no trabalho, mas o seu chefe não aprovou. Ou alguém tuitou uma gíria e você não sabe de onde veio. Pois as deselegâncias e os “baldes de água fria” do nosso dia a dia ganharam uma expressão sofisticada, adivinha de quem???? Da nossa diva da finesse, Valesca Popozuda.
Quando perguntada por um internauta sobre o que ela achava sobre lançar no mercado uma boneca inflável com uma ~valesca~ que ‘pishxxxxca’, a rainha do funk foi enfática: “não curti, achei ofensivo“. Até o momento da redação deste artigo, a reply de Valesca ao usuário @abalroar, havia sido retwittada 4949 vezes e 2261 pessoas o marcaram como favorito (até o fechamento deste post). Já o tuite de @abalroar teve mais de 1400 rts.
@abalroar Não curti achei ofensivo
— Valesca Popozuda(@valescapgaiola) June 6, 2012
O tuite foi em junho, mas foi em dezembro que a expressão entrou no vocabulário internético da galera. O Topsy (ferramenta para medir a audiência no Twitter), indicou que os picos de audiência da expressão nos últimos 30 dias, rolaram no dia 12 de dezembro (quando o Tumblr ficou fora do ar por algumas horas e os usuários foram reclamar no ~site do passarinho azul~) e no dia 09 de janeiro desse ano, quando a galera se revoltou com os resultados do Peoples Choice Awards.
Desde que ganhou a internet, como todo meme que se preza, é claro que o “não curti, achei ofensivo” passou a ser usado para demonstrar insatisfação por vários motivos (como aqui e aqui). Até a própria Valesca gostou da repercussão do meme que criou. “Eu acho engraçado vocês gostarem do meu ‘Não curti, achei ofensivo’ hahahahahaha”, disse a Popozuda em dezembro do ano passado.
Seja qual for o motivo, se você não curtiu algo, agora pode endossar sua insatisfação com um “achei ofensivo”. Para a nossa alegria, eu não achei o novo meme nada ofensivo, e assim como “#Chatiado“, “boladíssimo“, “não curti, achei ofensivo” está incorporadíssimo ao meu dicionário.