Europa, a quarta maior lua de Júpiter, é coberta por uma grossa camada de um gelo em constante mudança que parece flutuar sobre um oceano profundo e quente. Cientistas sugerem há muito tempo que este é lugar mais provável de haver vida além da Terra. E agora, enfim, a NASA confirma que a primeira missão para a Europa entrou em fase de desenvolvimento.
O desenvolvimento dessa missão, que será lançada em 2020, teve início nessa quinta-feira (18). Os oceanos de Europa podem ser duas vezes maiores que os da Terra, e cientistas especulam que os mares dessa lua possuem piso rochoso e até marés criadas pela força gravitacional de Júpiter.
John Grunsfeld, administrador associado do Diretório de Missões Científicas da NASA, em Washington, EUA, diz:
Hoje damos um animador passo do conceito para missão, na nossa busca para encontrar sinais de vida além da Terra. Observações da Europa nos providenciaram tentadoras dicas nas últimas duas décadas, e chega a hora de buscar respostas para as questões mais profundas da humanidade.
Então essa é explicitamente uma missão para encontrar vida. A JPL irá construir a ainda não nomeada espaçonave da missão, com instrumentos providenciados por diversos laboratórios.