Quando a gente fala em campanhas móveis, parece que o primeiro pensamento é criar um app. Para Android ou iOS? Webapp, talvez? Mas nem sempre mobile significa aplicativo. A nova campanha da Natura, que estreia hoje no intervalo do último capítulo de “Império”, mostra que dá pra fazer algo bacana com uma tecnologia básica do mobile: SMS.
Apostando no ‘chamar coisas boas’, com direito a trilha sonora composta por Jairzinho e interpretada por Céu, a marca divulga no finzinho do spot um número que ajuda a achar a consultora Natura mais próxima de onde o consumidor está. Pra ver, é só pular pro minuto 00:51.
Mais do que a tecnologia utilizada – que, cá entre nós, não é nenhum segredo – o interessante é entender os bastidores da ação. O B9 conversou com a equipe de Natura para entender como surgiu a necessidade desse canal mobile, e como seria feita a inclusão digital das consultoras. Afinal, para quem é mais jovem, usar SMS é algo básico, mas e para aquela senhorinha de 60 anos que vende Natura, como faz para ela também fazer parte do radar do Chame Natura?
“Vamos oferecer um apoio para a inclusão dessas consultoras. Temos gerentes de relacionamento e consultoras-orientadoras que vão auxiliar no uso do recurso, através da Rede Natura”, explicou Denise Figueiredo, diretora de marca na Natura.
A campanha também contará com um customizador de vídeos, que permitirá que cada consultora exiba ao final o endereço da sua loja natura online e o seu telefone para contato. Tudo isso, garante Denise, vai vir junto com uma série de tutoriais, manuais e reuniões que ensinam a usar as ferramentas digitais e mobile para alavancar as vendas de cada consultora, usando a geolocalização delas como principal fator de conexão entre consumidores e consultoras.
A escolha do SMS ao invés de um app também é bem acertada, considerando a capilaridade das consultoras que vendem os produtos da marca. “A gente acha que essa dificuldade é só em regiões distantes, mas não é. Às vezes, não temos sinal aqui na Vila Olímpia mesmo”, brincou Michel Blanco, gerente de relacionamento com a mídia, sobre a escolha do SMS como principal tecnologia para o contato via dispositivos móveis. “O SMS permite que todo mundo, mesmo quem não tenha um smartphone, possa usar a ferramenta. Basta ter um celular e enviar o SMS”.
Depois de enviar o SMS, o consumidor deverá receber uma resposta automática em até 1 hora, e dentro de 24 horas a consultora mais próxima entrará em contato com ele para fornecer os produtos ou a consultoria necessária.
Dizem que a necessidade faz o ladrão, mas eu acho que também faz a oportunidade. Ao oferecer uma forma de contato móvel e se dispor a evangelizar e ensinar a sua base de consultoras, a Natura também promove uma inclusão digital – claro que com grandes interesses comerciais, mas ainda assim é uma boa atitude.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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