O milenar livro sagrado dos cristãos ganhou uma atualização para a época em que tudo é mobile. Ideia do designer Kory Westerhold, que já teve passagem pela Apple, e do também designer Aaron Martin, do Yahoo, a NeuBible se esmera em trazer o material das escrituras para uma versão mais moderna e acessível a quem sempre tem um smartphone no bolso.
O app é bastante simples, e foca no básico que a leitura da liturgia exige – facilidade de leitura dos textos, com fontes que evitam o itálico ou o estilo cursivo, que pode ter leitura mais demorada, e com uma navegação pela lateral esquerda, que desaparece durante a leitura do capítulo ou versículo desejado.
“A falta de funcionalidades é intencional”, explicou Martin à FastCoDesign, esclarecendo que antes de tudo a dupla focou em uma agradável experiência de leitura. A única funcionalidade que mereceu mais esmero foi a busca, que elegantemente aparece ao tocar a tela duas vezes. Nela, é possível buscar pela referência do versículo – digamos, “Salmo 90:5”, ou pelo trecho desejado – como “não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia”.
Além disso, que preferir pode também fazer uso de temas específicos, que adicionam cores ao menu lateral da Bíblia mobile.
Acho especialmente interessante o fato de que os designers não se importaram com possíveis críticas do mercado de trabalho – a religião não costuma ser assim tão bem aceita nas grandes empresas de tecnologia por onde eles passaram, talvez por conta de alguns radicalismos. Ainda assim, a dupla garante que o feedback dos usuários e também da chefia na Apple foram boas o suficiente para eles seguirem em frente.
Quem se interessar pode baixar a NeuBible por 1,99 dólar na App Store. Versões para iPad e Android devem ser lançadas em breve.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie