Eu sei que o ano está para acabar. Mas isso não quer dizer que acabou. Veja só, o pessoal do Echofon pode dizer com o maior orgulho que lançou seu cliente para Windows em 2011. Faltando dois dias para o fim do ano, é bem verdade, mas lançou.
Da mesma forma, se não tomar cuidado, a equipe de marketing do jornal The New York Times ainda tem chances de levar o troféu de maior burrada do ano. Ontem, numa bela quarta-feira de inverno no Hemisfério Norte, eles fizeram o favor de disparar uma mensagem não solicitada para somente 8 milhões de pessoas cujo email permanece no banco de dados deles.
Foi o seguinte. Lá no departamento de marketing eles acharam conveniente mandar uma oferta especial, oferecendo 50% de desconto durante 16 semanas, para clientes que haviam cancelado recentemente a entrega do jornal em casa. Sabe como é, o business de jornal anda mal das pernas, então cada cliente mantido conta. Por algum erro interno, porém, a mesma oferta foi enviada para os milhões de pessoas que logo invadiram as redes sociais para reclamar do spam jornalístico.
O NY Times chegou a dizer no Twitter que não tinha nada a ver com a história e que era para as pessoas ignorarem a mensagem. Mais tarde, um porta-voz da empresa veio a público esclarecer: foi sim erro interno e o jornal sente muito pela situação catastrófica decorrente de uma simples mensagem.