A Canon e a Nikon têm câmeras DSLR novinhas lutando pelas carteiras de fotógrafos e cinegrafistas no mundo todo. Nós recentemente fizemos review da Canon 5D Mark III, e estamos preparando o review da Nikon D800. Enquanto isso, reunimos uma comparação das habilidades em vídeo presentes em cada uma destas concorrentes.
Pouca luz
A Canon 5D Mark III ganha de lavada nesta categoria: menos ruído, mais cores equilibradas. A Nikon D800 nem teve chance.
Detalhe / Nitidez
No vídeo em tela cheia, a Nikon D800 sem dúvida ganha em nitidez e detalhes.
Padrão moiré de interferência
O moiré é uma distorção que ocorre quando se filmam padrões detalhados: por exemplo, quando listras verticais capturadas de longe parecem “embaçadas” na imagem. A 5D Mark III melhorou muito e evita mais essa distorção, enquanto a D800 fracassa nesse quesito – o moiré visível nos tijolos da imagem capturada pela D800 é bem perceptível.
O que isto significa?
Está claro que ambas as câmeras têm suas forças e fraquezas. A preferência pessoal deve pesar forte na sua conclusão, e nossos resultados praticamente confirmam o que esperávamos. Se você pretende filmar em ambientes pouco iluminados e distribuir o vídeo através da web, talvez a 5D Mark III seja ideal para você. Se você filma em condições de estúdio e quer exibir seu filme na telona, talvez os detalhes superiores da D800 sejam mais importantes.
O fato é que ambas as câmeras produzem resultados impressionantes – principalmente nas mãos certas.
Notas de teste
1. Usamos lentes comparáveis em cada câmera. Na D800 usamos uma Nikon Nikkor 24-70 mm F/2.8. Na 5D Mark III, usamos uma Canon EF 24-70mm F/4L.
2. Estes testes com certeza não podem ser considerados o único padrão de comparação. Obviamente há variáveis que podem ser alteradas, como lente, abertura, iluminação etc.