Mais nova entrante no mercado de tablets, a rede de livrarias Barnes & Noble mostrou hoje nos Estados Unidos aquilo que eles chamam de Nook Tablet (será que não tinha um nome menos óbvio?). Para concorrer com o Kindle Fire da Amazon, o aparelho chega já com um preço interessante: US$ 249.
Por esses duzentos e cinquenta dólares o consumidor leva para casa um aparelhinho com processador dual-core de 1 GHz e 1 GB de memória RAM. Essas são as únicas especificações que a B&N confirma publicamente, mas nós sabemos que a CPU tem origem na Texas Instruments — a mesma que fornece os processadores do Kindle Fire.
Nook Tablet
A rede de livrarias afirma que o Nook Tablet é um produto para mídia. O visor tem 7 polegadas e baseia-se na tecnologia VividView, que — de acordo com a fabricante — garante cores mais vibrantes e uma experiência de leitura mais agradável. Afinal, ainda estamos falando de um produto feito pela Barnes & Noble.
Eles prometem 11 horas e meia de duração da bateria para leitura de texto. Caso o usuário prefira assistir vídeos, o tempo de duração cai para 9 horas. O suficiente para assistir 5 filmes, de acordo com a B&N.
Processador dual-core de 1 GHz
O Nook Tablet roda uma versão personalizada do Google Android, sistema livre que permite esse tipo de instalação. Ainda em termos de software, a B&N desenvolveu uma série de apps para vender conteúdo, além de oferecer suporte ao Hulu Plus e ao Netflix nativamente. Para completar, como todo bom Android, o Nook Tablet reproduz conteúdo em Flash.
Para quem gosta de música tem apps de Grooveshark, MOG e Rhapsody também nativos. São serviços pagos, mas os compradores do produtos têm direito a 14 dias para testar gratuitamente antes de decidir qual rádio online é o de sua preferência.
Os pontos fracos do Nook Tablet são os mesmos do Kindle Fire: nada de 3G, nada de Bluetooth e nada de câmeras. Pelo contrário, a ausência dos atributos possivelmente é o que permite vender um tablet por US$ 249. São 16 GB de memória interna, com slot para cartão de memória microSD.
Lá nos Estados Unidos o Nook Tablet chega às lojas em 17 de novembro. Aqui no Brasil… Deixa pra lá.
Artigos relacionados:
- Nook Color: o tablet com Android para os pobres mortais?
- É a guerra dos e-readers: Nook cai para 150 dólares
- Amazon Kindle, o tablet de 250 dólares
Nook Tablet, o portátil Android de 250 dólares da B&N