Uma equipe de pesquisadores de Singapura desenvolveu uma nova geração de baterias de íons de lítio que podem receber até 70% de carga em apenas dois minutos. Isso significa que ela carregaria um carro elétrico em apenas 15 minutos. E eis o melhor: ela dura mais de 20 anos.
Normalmente, ficamos céticos em relação a novas tecnologias de baterias, mas há motivos para ficarmos esperançosos em relação a essa descoberta. A nova bateria não é exatamente nova. É apenas uma melhoria em relação à tecnologia já existente de íon-lítio.
A parte principal vem na forma de nanoestruturas. Em vez do grafite normalmente usado para criar o ânodo da bateria, essa nova tecnologia usa um gel de dióxido de titânio, que é mais barato. É o mesmo material usado no protetor solar para absorver os raios ultravioletas. Os cientistas encontraram uma forma de transformar o composto em nanoestruturas que aumentam a velocidade do processo de recarga. E de fato eles fazem isso: com essa pequena inovação, as baterias carregam até 20 vezes mais rápido e duram até 20 vezes mais.
“Com a nossa nanotecnologia, carros elétricos poderão aumentar o alcance dramaticamente em apenas cinco minutos de recarga, o que está próximo do tempo necessário para bombas de gasolina encherem o tanque dos carros atuais”, disse o Professor Chen Xiadong da Universidade Tecnológica Nanyang em um release. Pense agora no que isso pode fazer pelo seu smartphone.
Os pesquisadores dizem que a tecnologia estará no mercado dentro de dois anos. Promessa de recarga rápida para baterias não é novidade, mas o fato dessa nova bateria usar tanta tecnologia já existente nos dá motivos para acreditar que agora vai dar certo. [NTU]
O post Nova bateria de íon-lítio chega a 70% da carga em apenas 2 minutos apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.