O uso da bicicleta como transporte alternativo está cada vez mais em evidência, com uma boa parcela da sociedade pedindo por melhorias nas ciclovias e por mais respeito dos motoristas à quem faz um trajeto pedalando. No entanto, quem usa a bike como meio de transporte sabe que o relevo do local influencia bastante na escolha do caminho do pedal.
Há alguns anos, o Google Maps já mostra a versão ciclística de trajetos no mapa, indicando o tempo estimado para percorrer o trecho escolhido, e agora traz também um indicador de inclinação para os ciclistas.
A ideia é bem simples, mas muito útil: de um ponto A até um ponto B, o Google Maps agora mostra tanto o tempo estimado e comprimento do trecho, quanto também quantas rampas e ladeiras o ciclista terá de enfrentar.
É um jeito interessante de ajudar a escolher caminhos que, apesar de serem um tantinho mais longos, sejam mais leves para quem pedala, evitando excesso de suor e de esforço – lembrem-se que tem muita gente usando a bike para ir até o trabalho, e não é exatamente comum que empresas tenham vestiários disponíveis para seus funcionários.
Segundo o TechCrunch, o indicador de inclinação está disponível em todos os 14 países onde o Google Maps oferece rotas ciclísticas – que incluem a Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Grã-Bretanha, Holanda, Noruega, Nova Zelândia, Suécia e EUA. O Brasil, infelizmente, ainda fica de fora.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie