O Google anunciou ontem à noite o seu mais novo carro autônomo: com dois assentos, ele não tem volante, acelerador e nem pedal de freio. Nele, você diz o seu destino, e o carro leva você até ele.
O Google X, mesma divisão do Google Glass e lentes de contato inteligentes, começou com uma folha de papel em branco e criou um carro que contém apenas o essencial – ou seja, nada de aparelho de som, porta-luvas ou espelhos.
O Google vem testando seus algoritmos de carro autônomo em híbridos Prius e Lexus, mas este é um projeto próprio, uma reimaginação do que um carro deve ser. Do Google:
Estamos criando alguns protótipos para explorar como seriam veículos totalmente autônomos; eles são projetados para operar com segurança e de forma independente, sem a necessidade de intervenção humana. Eles não terão um volante, pedal do acelerador, ou pedal do freio… porque eles não precisam disso. Nossos softwares e sensores fazem todo o trabalho. Os veículos serão muito básicos – queremos aprender com eles e adaptá-los o mais rápido possível – mas eles vão te levar onde você quer ir apertando um botão. E isso é um passo importante para melhorar a segurança nas ruas e estradas, e transformar a mobilidade de milhões de pessoas.
E como se usa esse carro? Entre, pressione o botão para iniciar, diga para onde você quer ir – o Google ainda não mostrou como isso funciona – e veja o trajeto em uma tela embutida. Há também um botão que para o carro.