Os tempos mudam e os costumes também. A tradicional cerimônia realizada por embaixadores norte-americanos para oficializar seu novo cargo foi feita de uma forma diferente por Suzi LeVine, nova embaixadora dos EUA na Suíça e em Liechtenstein.
Ao jurar, Suzi colocou a sua mão direita sobre um e-Reader (!) que mostrava na tela uma cópia digital da constituição. Tradicionalmente, o juramento é realizado sobre uma Bíblia impressa.
Na imagem, as mãozinhas que seguram o e-Reader são do filho e da filha de Suzi, e o trecho exibido na tela ressalta a ementa 19, que garantiu às mulheres o direito de voto. Mais emblemático que isso, seria possível?
A escolha por um leitor digital pode ter sido reflexo dos anos trabalhando com tecnologia – Suzi já passou pela NASA, Microsoft e Expedia.
A diplomacia da oficial também pode ser percebida na escolha de um e-Reader sem uma marca evidente – não seria nem um Nook, nem um Kindle. Ou seja, o ato continuou sendo emblemático, mas nenhum dos grandes players do mercado pode se gabar disso (ainda que o Washington Post jure que é um Kindle Touch).
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie