De vez em quando, um cometa atinge o Sol e nossa grande estrela lambe os beiços. O SOHO — sigla para Solar & Heliospheric Observatory, da NASA — já capturou alguns desses momentos, mas nunca de forma tão espetacular quanto neste vídeo, gravao durante as últimas terça e quarta-feira.
Estes cometas são chamados de cometas rasantes, e 90% deles vem de um grupo de cometas chamado Kreutz, uma família que foi descoberta por Sergey Shrupakov. O Kreutz era um gigantesco cometa que se desintegrou em vários há milhões de anos. Os pedacinhos continuam passeando pelo espaço e bem próximos ao periélio do Sol, e costumam atingir sua superfície de tempos em tempos. No vídeo, temos um dos pedaços.
O que torna tudo mais espetacular é que no exato momento em que o cometa atinge o Sol, uma explosão de massa coronal surge, dando a ilusão de que uma simples pedrinha de gelo e pó pode incomodar nossa estrela maior. Na realidade, foi apenas uma coincidência. Ou talvez aquilo não fosse um cometa, e sim um experimento alienígena alimentado de antimatéria. [NASA Goddard]