A polícia de Nova Iorque, conhecida pela sigla em inglês NYPD, tentou interagir com os munícipes pedindo que eles enviassem fotos suas com os policiais da cidade, usando a hashtag #myNYPD.
A princípio, as interações foram bonitinhas, com gente posando ao lado de policiais paramentados, na ânsia por alguns minutos de fama ao ter sua foto destacada no Facebook da corporação.
“@poshwonderwoman: @NYPDnews my photo from my ride along with the boys from the 90th pct #myNYPD pic.twitter.com/6ZPk1ozT7m”
— NYPD NEWS (@NYPDnews) April 22, 2014
No entanto, não demorou muito para o feitiço virar contra o feiticeiro. Em pouco mais de uma hora após o convite, muitos usuários passaram a enviar fotos suas em companhia dos policiais, só que em situações nada agradáveis. Retratos de truculência e violência foram tirados dos ‘arquivos pessoais’, com cidadãos retratando a ~emoção~ de estarem ao lado de policiais. “Minha foto com a polícia de NY. Eles me fazendo uma massagem no pescoço”, diz esse tuíte.
Take a pic with #MyNYPD they like giving neck massages. pic.twitter.com/jnlvnreLYZ
— Joao Santiago (@J85Santiago) April 22, 2014
O pessoal do Occupy Wall Street também se movimentou, trazendo um razoável arsenal de truculência policial.
Here the #NYPD engages with its community members, changing hearts and minds one baton at a time. #myNYPD pic.twitter.com/GErbiFFDvY
— Occupy Wall Street (@OccupyWallStNYC) April 22, 2014
Don’t you love getting hugged from behind by the #NYPD? Tweet us pictures of your special moment! #MyNYPD pic.twitter.com/i7jL7ZYgs1
— Occupy Wall Street (@OccupyWallStNYC) April 22, 2014
Need a lift? The #NYPD‘s got you! Free Delivery, Only at #myNYPD pic.twitter.com/AStS3ZjoZu
— Occupy Wall Street (@OccupyWallStNYC) April 22, 2014
The #NYPD will also help you de-tangle your hair. #myNYPD pic.twitter.com/nrngQ1bOWv
— Cocky McSwagsalot (@MoreAndAgain) April 22, 2014
This should be featured on facebook RT @brotherguss #MyNYPD One of my favorites pic.twitter.com/u5PEigc9uq
— Brett Banditelli (@banditelli) April 22, 2014
“And we’re going to have to run you over, just for good measure.” #myNYPD pic.twitter.com/q6JMNAajxb
— Casey Aldridge (@CaseyJAldridge) April 22, 2014
@OccupyWallStNYC #myNYPD keeping me safe by tackling me to the ground, punching me & arresting me (1) pic.twitter.com/fmzKFAJrtx
— JnL Radikal Media (@JNLRM) April 22, 2014
Como as mídias são um fórum público, fica difícil calar as vozes que usaram a campanha como uma forma de protesto. Em resposta sobre o ricocheteio da iniciativa, o departamento de polícia de Nova Iorque esclareceu que “está criando novas formas de se comunicar efetivamente com a sua comunidade. O Twitter funciona como um fórum público e sem censura, que promove um diálogo aberto que é importante para a cidade”.
NYPD issues a statement regarding #myNYPD initiative. pic.twitter.com/FNev3yisXd
— Pervaiz Shallwani (@Pervaizistan) April 22, 2014
Segundo o Guardian, até a noite desta terça-feira já eram contabilizados mais de 70 mil tuítes a respeito da truculência da polícia de Nova Iorque, com fotos e mensagens que lembravam vítimas da corporação. Por isso é sempre bom tomar cuidado com o que você pergunta para a sua audiência nas mídias sociais.
Peça, e será atendido.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie