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O be-a-bá sobre newsletter e e-mail marketing


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Pequenos empresários precisam como ninguém manter seus clientes informados sobre novidades, eventos e assuntos transacionais. Ferramentas de e-mail marketing – como CakeMail – ajudam a otimizar os resultados de comunicação com clientes e grupos de interesse, gerando dados qualitativos e numéricos sobre a perfomance de cada newsletter enviada.

Vamos falar sobre as utilidades desta ferramenta de criação e disparo de e-mail marketing, que fará com que você desenvolva campanhas cada vez mais bem-sucedidas.

E-mail marketing permite que você crie comunicação direta e frequente, queira você se comunicar com todos os seus clientes ativos e potenciais, ou apenas com um grupo especial de sua lista de contatos.

O primeiro passo importante é a coleta de leitores ou assinantes para suas newsletters. Você pode fazer isto disponibilizando um formulário de cadastro em seu website e na sua página do Facebook, ou ainda, convidá-los para fazer o cadastro por meio de um tablet ou formulário físico em sua sua loja, evento ou stand.

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Para incentivar que as pessoas se cadastrem para receber suas newsletters, seja claro quanto ao tipo de conteúdo que irão receber. Seja especifico: o teor trata de ofertas mensais e descontos? Ou aborda dicas de especialistas sobre determinado assunto?

Seja realístico quanto à frequência estimada para seus disparos de e-mail marketing. Como gestor de uma empresa, você já deve estar extremamente ocupado, comece gerando uma expectativa fácil de cumprir, como envio de newsletter uma vez por mês. Caso você consiga criar newsletters com mais velocidade, grave-as e agende-as para o futuro.

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Um aspecto estratégico do e-mail marketing é a possibilidade de falar com seus contatos de forma segmentada – ou seja, fazer campanhas especificas e exclusivas para atingir uma parcela de seus contatos, fazendo comunicação exclusiva e direcionando-a para o grupo de interesse.

Por exemplo, digamos que parte de seus contatos façam aniversário em fevereiro, neste caso, crie uma newsletter – que ofereça 10% de desconto durante todo o mês – exclusivamente para este grupo de assinantes.

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O aspecto mais útil, em termos gerenciais, de e-mail marketing é a capacidade de mensurar exatamente quem abriu os e-mails, quem clicou nos links para “obter informação” e quem se descadastrou. Cada e-mail marketing gera estatísticas que servem de parâmetro de comparação com outras campanhas e cada contato que interagiu com a campanha pode ser visualizado (abrindo-a ou clicando).

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Estes dados indicam se as pessoas estavam interessadas e se tiveram curiosidade perante a sua mensagem. Qual nível de interesse seus assinantes tem naquele assunto.

Dependendo do setor de seus negócios, um bom nível de Taxa de Abertura varia de 20% a 50%, já a Taxa de Clique varia entre 10% e 15%. Quanto mais customizado for o teor para o seu grupo de clientes, melhor o resultado.

Algumas dicas para ajudar a preparar sua primeira newsletter:

  • Envie um e-mail de teste para você mesmo e veja se há erros de grafia, gramática ou de entendimento da mensagem;
  • Envie um e-mail de teste para colegas ou amigos, eles podem revisar a newsletter e confirmar se a mensagem é clara e interessante;
  • Mantenha sua newsletter curta;
  • Estimule que seus leitores e assinantes interajam e cliquem (apertem um botão, visitem um link)
  • Crie uma mensagem curta, honesta e autentica no campo de “Assunto”
  • Misture caixas de texto e imagens ao longo da newsletter, evite uma grande imagem
  • O endereço físico da empresa deve aparecer em todas as newsletter por questões legais
  • Certifique-se que existe um link visível para que os assinantes se descadastrem da newsletter

— Este artigo foi produzido e patrocinado por Cake Mail.

Sobre CakeMail

Com sede em Montreal, CakeMail Inc. ajuda no desenvolvimento de pequenos empreendimentos simplificando a comunicação e relacionamento com seus clientes. CakeMail 4 é um software de e-mail marketing desenvolvido para permitir agilidade na criação, dispararo e monitoramento de e-mails.

CakeMail disponibiliza um aplicativo para navegação adequado ao iPhone e Android, e também possui um versão de marca privada que é oferecida para 350 empresas em 40 países. Fundada em 2007, hoje contabiliza o envio de bilhões de e-mails. Conheça www.cakemail.com/pt-br.

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