No meio do ano passado, tive a oportunidade de ir a uma coletiva de imprensa para conferir o resultado do relatório Webshoppers, uma pesquisa realizada pela e-bit que traz um bom panorama sobre o comércio eletrônico no Brasil. Na época, o estudo trouxe números que mostravam o crescimento do setor, bastante impulsionado pelo aumento do poder aquisitivo das classes C e D, já representando 1/3 dos consumidores digitais.
Na época, dentre os números que mais me impressionou, foi a baixa capacidade que as mídias sociais têm para influenciar na hora da compra: apenas 0,5%. Se levarmos em consideração como somos presentes nesses canais, fica difícil compreender porque essa taxa é tão baixa. Mesmo assim, o comércio eletrônico continua sendo um ótimo setor a ser investido. Para se ter uma ideia, as pequenas empresas passaram a ser responsáveis por 90% do faturamento bilionário geral.
Para falar um pouco mais sobre como o setor tem se destacado ultimamente, eu e o Diego Remus (editor do Startupi) fomos bater um papo com Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, que nos atualizou sobre situação atual do e-commerce nacional, da maturidade do nosso comércio e da recém inaugurada Universidade Buscapé, que visa fomentar e oferecer mão de obra qualificada para os interessados em empreender nessa área. Olha só (devido a imprevistos técnicos, o áudio ficou meio baixo, mas com um fone de ouvido rola de ouvir esse bate papo numa boa 🙂