X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O crossmedia popular


O crossmedia popularPara aqueles que temiam a orkutização do Facebook, em uma nítida fala elitista e preconceituosa, trago uma análise um tanto quanto desanimadora. O programa de rádio Show do Tino, da BEAT 98, vem quebrando paradigmas. Com o ritmo conceituado pela própria emissora de “vibrante para quem é antenado, batalhador, parceiro, confiante e cheio de atitude”, o programa vai ao ar diariamente das 7h às 10h e traz a personagem para lá de popular do Zorra Total, da Rede Globo de Televisão, Valéria Vasquez, que, entre piadas, trotes e leituras das notícias do dia, também analisa perfis do Facebook.

Costurar diversas mídias para um fim comum, seja audiência ou consumo, já é uma realidade de muitos por aí. A maioria dos programas da MTV tem essa pegada de interatividade com o telespectador, ou seja, os VJs apresentam os programas e debatem questões, comentários e o próximo clip com avatares do Twitter ou SMS do público ligado em música. No entanto, a estratégia do Show do Tino me parece bem inovadora ao expandir essa questão para as massas. Vou explicar.

A fan page do locutor Tino Junior conta com significantes 223 mil fãs e antes da entrada ao vivo do humorista Rodrigo Sant’Anna, que encarna a transexual Valéria Vasquez, a produção posta uma foto de Valéria solicitando que quem quiser que seu perfil seja avaliado pela “assessora de poeira e detritos” dê uma curtida. No transcorrer do programa de rádio, ao vivo, Valéria analisa as fotos do álbum, satiriza os ouvintes/perfis a partir de seus cabelos, poses, corpos etc. Tudo de maneira sarcástica, humorada e bem popular.

O interessante neste case é a grande brincadeira que a BEAT 98 consegue realizar através da audiência das massas. O crossmedia, ou transmedia se assim preferirem, que é instaurado nessa conexão TV-rádio-internet é fabuloso e vem dando bons resultados. Podemos observar que a fala e o discurso da personagem Valéria Vasquez, que são inegavelmente marcantes e assimiláveis, são transferidas para o lugar do rádio, que possui outra linguagem, outra forma de interagir.

Este movimento já seria arriscado e fadado ao fracasso se não fosse o talento do humorista Rodrigo Sant’anna (que se adequou ao formato) e a experiência do locutor Tino Junior, juntamente com a produção do programa. Mas a jogada de mestre e ponto-chave de nossa discussão aqui é esse diálogo com o ambiente virtual, a partir da popularização de uma rede social, antes segregada a uma minoria dita cool: o Facebook.

A comunicação está por toda a parte e com as novas tecnologias ela cada vez mais nos atravessa de maneira avassaladora. Tolo será aquele que não conseguir discernir este cenário e bolar um marketing do “tudo mundo junto e misturado”.

Por Diego Cotta, jornalista e pós-graduando em comunicação e marketing em mídias digitais. @cotta_news

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot